Praticas socioambientais estratégicas

Páginas: 7 (1736 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS

PROCESSOS GERENCIAIS

TEMA DO PROJETO: PRATICAS SOCIOAMBIENTAIS ESTRATÉGICAS

PROFESSOR ORIENTADOR: GENIVAL E. DE SOUZA

KAMILA F. MARCOLINO DIAS RA 563262-0
NATALIA ALVES LEITE RA 437515-0
NAYANA MAYUMI IKEDA RA 526354-8

SÃO PAULO
11/2010

Resposabilida Social

Algumas empresas confundem Responsabilidade Social com Filantropia. Mas o que éResponsabilidade Social? O termo "responsabilidade social" encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem. Durante muito tempo, este foi entendido, em uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. Ou seja, economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelosinvestidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros. Entretanto, tal perspectiva não se aplica no mundo contemporâneo.

Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade devida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social. Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define este conceito como: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários,fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”.(GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).

Atualmente, a intervenção dos diversos atores sociais exige das organizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedadecomo um todo. A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos. É importante ressaltar que a responsabilidade social é, ainda, um processo em crescimento em vários países domundo e, principalmente, no Brasil.

A questão da participação das empresas privadas na solução de necessidades públicas está nas pautas das discussões atuais. Embora alguns defendam que a responsabilidade das empresas privadas na área pública limita-se ao pagamento de impostos e ao cumprimento das leis, crescem os argumentos de que seu papel não pode ficar restrito a isso, até por uma questão desobrevivência das próprias empresas. Outro argumento é o fato de que adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade no longo prazo.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É umacaracterística ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longoprazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
* ecologicamente correto
* economicamente viável
* socialmente justo
* culturalmente aceito
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Estratégica Socioambiental
  • Ypê e as práticas socioambientais
  • Administração estratégica teoria e prática
  • Responsabilidade socioambiental contradição entre discurso e prática
  • ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
  • A EMERGÊNCIA DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
  • Adoção de Práticas Socioambientais: o Caso do Banco Bradesco
  • Práticas adotadas pelas empresas mercadistas para amenizar problemas sócioambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!