Praticas profissionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE TEÓRICA E PRÁTICA EM PRÁTICAS PROFISSIONAIS

Trabalho desenvolvido da disciplina de Práticas Profissionais com finalidade de avaliação parcial da disciplina ministrada pelo professor Flávio Lecir Barbosa.

CACOAL

2011
SUMÁRIO

Matriz teórica de Marketing 00
Projeto de visita a empresa de Marketing 00
Registro de visita 00Relatório de visita 00
Referências 00
MARKETING

SISTEMA SIMPLES DE MARKETING

Há mecanismos integrados ao marketing que permitem sua inter-relação com o ambiente, sendo eles os 4 P’s ou o Mix de Marketing e os 4 C’s de E. Jerome McCarthy, que são divididos em:
Praça (Conveniência) – Canais de distribuição usados para levar produtos e serviços ao mercado;
Preço (Custo – para ocliente) - Relativo à quantidade de dinheiro ou outros recursos que devem ser dados em troca de produtos e serviços.
Produto (Cliente – soluções para o cliente) – Refere-se ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, embalagem, etc.
Promoção (Comunicação) – Os meios pessoais e impessoais usados para informar, convencer e lembrar osclientes sobre produtos e serviços.

VALOR ENTREGUE AO CLIENTE

Atualmente os clientes têm a sua disposição uma variada gama de produtos e serviços, fazem suas escolhas a partir de percepções de qualidade, serviço e valor. Para estabelecer essa relação com os clientes, as empresas precisam compreender quais fatores são determinantes em valor e satisfação para o cliente. O valor entregue aocliente é composto da equação entre o valor total para o cliente e o custo total e desses subdivididos em:
Valor total para o Cliente: valor da imagem; valor do pessoal; valor dos serviços; valor do produto.
Custo total para o cliente: custo monetário; custo de tempo; custo de energia física; custo psíquico.

ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES E COMPORTAMENTO DE COMPRA

Para realizar aanálise de mercado e comportamento do consumidor, é preciso estar respaldado pelas características identificadas do mix de marketing, pelos fatores presentes no ambiente externo, e principalmente pelas características pessoais pelo qual ele toma decisões.
O comportamento do consumidor é influenciado por quatro fatores principais, que fornecem a pista para identificar como alcançar e servir maiseficazmente os compradores sendo eles:
Fatores Culturais (cultura, sub-cultura e classes sociais);
Fatores Sociais (grupo de referências, família, papéis e status);
Fatores Pessoais (idade e estágio no ciclo de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida, personalidade e auto-imagem);
Fatores Psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes).
A empresa devetambém identificar seus consumidores alvo e seus processos de decisão. Alguns personagens assumem papel importante no processo de decisão, podendo envolver diversos participantes. Os personagens da compra são: Iniciador (aquele que inicialmente pensa no serviço ou sentiu a necessidade em primeiro lugar); Influenciador (que é aquele que possui uma opinião de relevância no processo); Decisor (éaquele que decide a compra, e que muitas vezes não é o que tem interesse no serviço); Comprador (é aquele que efetua a compra, e que salvo exceções é o usuário); Usuário (é aquele de usa o produto).

COMUNICAÇÃO EM MARKETING

O processo de comunicação consiste em administrar o comportamento de compra e criar interatividade dos clientes com a empresa/produto. A comunicação eficiente é aquela de mãodupla, que permite um feedback entre empresa e cliente. Os elementos que constituem o processo de comunicação são constituídos de alguns elementos:
O emissor, que precisa conhecer seu público alvo e as reações que pretende gerar neste, sua função é fazer com que a mensagem chegue até o receptor. Para isso utiliza-se da codificação da mensagem, e a intenção é que ocorra a decodificação por...
tracking img