praticas pedagogicas com a utilização de irfomatica e comunicação

1371 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – CAMPUS DIADEMA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS.

Unidade Curricular: Computação I
Professor: Prof. Dr. Ronaldo Savarino Levenhagen
Nome: Valéria Ferreira da Silva RA: 94705 2° termo – VESPERTINO – Turma A

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

A seguir irei destacar de forma sucinta como alguns autores na publicação de seus artigos científicos enxergam a prática pedagógica dos professores utilizando as tecnologias de informação e comunicação.

Diadema
2014
AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA ESCOLA; RELAÇÕES POSSÍVEIS... RELAÇÕES CONSTRUÍDAS. Tania Maria Esperon Porto – Universidade Federal de Pelotas

As novas (e velhas) tecnologias podem servir tanto para inovar como para reforçar comportamentos e modelos comunicativos de ensino. A simples utilização de um ou outro equipamento não pressupõe um trabalho educativo ou pedagógico.

Para Kenski (2003), a evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos e/ou produtos, mas aos comportamentos dos indivíduos que interferem/repercutem nas sociedades, intermediados, ou não, pelos equipamentos.

Assim, a escola defronta-se com o desafio de trazer para seu contexto as informações presentes nas tecnologias e as próprias ferramentas tecnológicas, articulando-as com os conhecimentos escolares e propiciando a interlocução entre os indivíduos.

Como conseqüência, disponibiliza aos sujeitos escolares um amplo leque de saberes que, se trabalhados em perspectiva comunicacional, garantem transformações nas relações vivenciadas no cotidiano escolar (Porto, 2003; Marcolla, 2004).

O trabalho escolar com as tecnologias de comunicação e informação supõe mudar a ordem do processo educativo, no qual, tradicionalmente, o

Relacionados