Praticas pedagógicas e o papel da equipe gestora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA

PRATICAS PEDAGÓGICAS IV

PRAIA GRANDE
2011

PRATICAS PEDAGÓGICAS IV

Este trabalho tem como objetivo apresentar a visão que professores funcionários, pais e alunos possuem a respeito do papel da equipe gestora.

PRAIA GRANDE
2011

INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a visão que os professores, funcionários, pais ealunos possuem a respeito do papel da equipe gestora, da Escola Municipal Dr. Roberto Shoji.
Foram realizadas entrevistas com duas professoras, uma funcionária, duas mães e dois alunos, as perguntas foram feitas com direcionamento ao papel da equipe gestora da escola pesquisada.
A escola é para os alunos, definida como um meio de prepará-los para a vida, além de ensinar a ler e escrever. Aorganização e a gestão escolar são meios para atingir as finalidades do ensino, tem o dever de organizar e solucionar todos os problemas e objetivos da instituição escolar, buscando a qualidade educacional e alavancar seus profissionais e sua unidade escolar para um bom desenvolvimento como um todo.

ANÁLISES
Este trabalho apresenta a visão que os professores, funcionários, pais e alunos possuem arespeito do papel da equipe gestora, da Escola Municipal Dr. Roberto Shoji.
A escola pesquisada é a escola municipal Dr. Roberto Shoji, a unidade de ensino conta com educação de período integral, classes de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e classes de EJA, é um prédio de ótima estrutura, foi inaugurado em 22/10/1997, desde o surgimento passou por varias mudanças para proporcionar aos alunos umambiente cada vez mais agradável.
A escola se localiza em uma periferia de Praia Grande, um bairro de baixa renda onde os moradores passam por muitas dificuldades. É uma escola como todas as outras, mas com muitas tubulações que estas são possivelmente equilibradas envolvendo todos que fazem parte dela, desde diretores, professores até merendeira, por ser uma escola situada em periferia elapossui uma grande bagagem cultural, muitas crianças diferentes, passando por dificuldades em casa e levando-as para a escola.
Foram realizadas entrevistas com duas professoras, uma funcionária, duas mães e dois alunos, as perguntas foram feitas com direcionamento ao papel da direção da escola pesquisada.
As duas professoras entrevistadas optaram por não revelarem suas identidades, neste trabalhoserão identificadas como professora 1 e professora 2.
A primeira pergunta foi: qual é o papel da diretora e da coordenadora?
PROFESSORA 1
A diretora no dia a dia atende pais, alunos, professores e servidores de apoio da escola, e demais órgãos superiores, instituições auxiliares da escola, do bairro, das igrejas, do município e, enfim, do entorno escolar. Enfrenta pressão no cotidiano escolar,tanto do sistema de ensino quanto da própria sociedade.
A coordenadora é uma professora, com muita experiência em sua área e o seu papel é auxiliar os professores.
PROFESSORA 2
No dia a dia da diretora, sua função é a de coordenar o trabalho geral da escola, cuida de orçamentos, calendários, vagas, materiais, etc.
A coordenadora é quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da propostapedagógica da escola, orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores, ainda auxiliar e resolve problemas de disciplina dos estudantes.
FUNCIONÁRIA: Maria José
A diretora e a coordenadora tem o mesmo papel, as duas resolvem todos os problemas da escola, elas atendem os pais, faz reunião com os professores, visita a cozinha para ver se estão seguindo o cardápiodiário, observa se estamos trabalhando em grupo, isto é, todos os funcionários, desde professores até os da limpeza. Não vejo diferença entre elas, sempre estão presentes, pelo menos uma em cada horário, são pessoas legais e nos tratam com respeito, sabem fazer o seu papel perfeitamente.
Mãe 1: Eliane
Acho que o papel da diretora é mandar, só isso, deve passar o dia na sala com os pés pra...
tracking img