Praticas de microbiologia em laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS I
ALUNOS: JOYCE DA NÓBREGA SOUZA

PRATICAS DE LABORATÓRIO

Professora: Janeeyre Ferreira Maciel.

João Pessoa – Paraíba
Fevereiro de 2013
1. Preparação de Lâminas a Fresco
1.1 Introdução
O exame a fresco é um método muito simples,consistindo na observação ao microscópio de células, pequenos organismos vivos ou fragmentos de tecidos vivos, num meio líquido o mais próximo possível do meio natural desses organismos. Para que a célula sobreviva o maior tempo possível, é necessário o uso de líquidos chamados conservadores fisiológicos, os quais são soluções que proporcionam às células que estão sendo observadas, condições as maisaproximadas possíveis do seu ambiente natural. Isso possibilita um exame mais prolongado.

1.2 Objetivo
Permiti a observação de estruturas vivas, de modo a poder observar manifestações funcionais, além de ser importante na contraprova de outros métodos de estudo de estrutura celular que utilizem o estudo de células mortas.

1.3 Procedimento
* Utilizamos uma amostra da leveduraSaccharomyces cerevisae, que estava desidratada.
* Pegamos uma lamina que esteja bem lavada. Transferiu uma gota de suspenção da levedura, colocando sobre ela uma lamínula.
* Levando ao microscópio para ser observado nas objetivas de 4X E 40X

1.4 Conclusão
Na objetiva de 4X não dava para ser observada nitidamente, já na de 40X foi onde teve a melhor visualização. Uma levedura típica consta decélulas ovais, que se multiplicam assexuadamente comumente por brotamento ou gemulação. Como células simples, as leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.

1. Coloração Simples
2.1 Introdução
Torna-se necessário fixar e corar as bactérias para o estudoexato da sua morfologia e citologia. Com efeito, dos detalhes estruturais, a falta de contraste natural destes detalhes e o movimento das bactérias aliado à sua grande refringência, tornam impossível o estudo morfológico exato destes organismos nos simples exames a fresco.
A fixação é a coagulação do protoplasma bacteriano e a sua colagem às lâminas, com o mínimo de deformação, quer dizer,imobilização dos microrganismos e das estruturas celulares. São agentes fixadores o calor, atuando em escala moderada, os vapores de ácido ósmico, o formol, o éter, os sais de mercúrio, etc. Os corantes são substâncias dotadas de cor própria e que uma vez dissolvidas comunicam essa cor às estruturas com as quais são postas em contacto. Os corantes usados em Bacteriologia são produtos artificiais ousintéticos.

2.2 Objetivos
O objetivo da coloração simples é destacar todo o organismo, assim ficando nítida a forma celular e estruturas básicas. Faz um esfregaço, aplicando a uma solução corante por determinado tempo, lava-se com água corrente e depois seca suavemente a lâmina. Observa formas e arranjos bacterianos através de preparações fixadas e coradas.

2.3 Procedimentos
* Preparar oesfregaço para ser corado (secagem e fixação).
* Cobre o centro da lâmina com uma gota azul de cristal violeta durante 1 minuto. Em seguida lavamos com água deixando secar a temperatura ambiente.
* Caso fique algumas gotinhas basta secar com um papel absorvente.
* Colocar uma gota de óleo de imersão sobre a lâmina.
* Observa ao microscópio na objetiva de 100X.

2.4 ResultadoObservou-se a presença de colônias em forma de coccus, que se organizaram desordenadamente, semelhante a forma de cachos. Por isso que, morfologicamente, a diferença encontrada é a forma ovulada que foi visualizada, ressaltando que na lâmina, não tem como identificar outras diferenças, só através de testes bioquímicos.

2.5 Conclusão
Foi utilizado o corante roxo na lâmina, para ser observado no...
tracking img