Praticas de leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Investigando as práticas de leitura, procuramos dimensionar a importância da leitura no meio social, escolar e individual, analisando os repertórios e as práticas de leitura a partir da formação escolar e familiar; buscando saber como e onde ocorre a aproximação dos alunos com os textos escritos de qualquer gênero, suporte ou esfera discursiva. Buscamos em Bourdieu eLahire elementos que nos ajudassem a esclarecer determinadas questões. Optamos em nosso trabalho por qualquer tipo de leitura, não nos atemos à leitura literária apenas, pois consideramos que há inúmeros portadores textuais que circulam na sociedade e que cumprem funções sociais distintas. A perspectiva teórico-metodológica pautou-se em Bakhtin pela forma como entende as Ciências Sociais. Bakhtinconcebe a língua como uma relação constitutiva, para tanto, as leituras são formas de diálogos com novos discursos. Este autor conceitua discurso enquanto acontecimento em que a diferença entre valores desempenha papel fundamental na produção de sentido. Ele deixa claro que o sentido do texto produz-se no acontecimento dialógico, isto é, entre posições singulares que se confrontam.

Aopção pelo estudo da leitura deve-se ao fato de estudos recentes mostrarem que um dos grandes problemas dos estudantes é a leitura e muitos desses estudos relacionarem leitura ao rendimento escolar. Movida pelo fato de verificar contradições constantes em minha prática como docente, como por exemplo, alunos que liam ou diziam gostar de ler, porém, não apresentavam um bom rendimento escolar; ouentão, alunos que não liam e diziam enfaticamente que detestavam ler, mas nas avaliações saiam-se muito bem, partimos inicialmente da relaçãoinevitável entre leitura e escolaridade, o que nos levou a buscar na escola indícios de que a leiturapoderia ter relação com o rendimento, porém, esta hipótese foi abandonada, mas mantivemos os critérios de seleção dos sujeitos entrevistados.

Apósdecidir pelo 9º ano do ensino fundamental, série em que se presume que o aluno já tenha tido contato com diversos tipos e gêneros textuais, decidiu-se que seriam selecionados 8 alunos, escolhidos a partir da verificação de suas notas em ano anterior. Foram feitas entrevistas coletivas e individuais com os alunos e entrevistas individuais com 4 familiares apenas.

Nesta perspectiva deanálise, a distância espaço-temporal entre as gerações e os profissionais da área que discutem a leitura passa a ser uma solução promissora, posto que a dimensão alteritária entre as visões dos pais, do aluno e dos pesquisadores sobre um mesmo objeto, enriquece nossas possibilidades de compreensão do objeto em questão, a leitura. Assim, verificamos ser conveniente situar-nos em relação aos pesquisadoresda área para compreender as diferentes abordagens dadas a esta questão.

O estudo sobre a leitura pode seguir por caminhos variados, pois são numerosas as pesquisas desenvolvidas. Estes trabalhos, em geral, analisam as práticas de leitura de indivíduos e grupos sociais diferenciados, em distintos tempos e espaços; pretendem compreender como, por que, em que condições leem os indivíduose atores sociais, para isso, os pesquisadores recorrem a fontes e metodologias diversas, a fim de apreender as distintas dimensões do universo da leitura.

Além de respostas para estas questões que envolvem as práticas e as condições relacionadas ao ato de ler, os estudiosos também querem saber o que buscam os leitores quando leem e o que desejam encontrar quando entram no universo dotexto.

Esses dados obtidos serão apontados durante a discussão a respeito de cada tópico considerado por nós como relevante para a análise a que nos propomos. Assim, após esclarecermos nossos posicionamentos em relação ao leitor, letramento e leitura, seguiremos com o percurso teórico-metodológico, considerando os estudos de Bakhtin, Bourdieu e Lahire e após traçarmos todo o caminho...
tracking img