Praticas de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A lição dos gansos
O trabalho em equipe é importante em todas as áreas da vida. O texto acima nos incentiva a trabalhar em conjunto, a exercer a função para a qual fomos contratados de forma eficiente e eficaz. Temos que estar dispostos a dar o nosso melhor para servir também de estímulo aos nossos líderes e caminhar junto com os alunos que precisam de um apoio maior.
Se tivermos sensibilidadee senso de coletividade poderemos atingir nossos objetivos educacionais mais facilmente e obteremos um desempenho melhor dos nossos alunos.


A folha amassada
Alunos explosivos nos colocam em uma situação difícil, mas não por isso os catalogaremos como alunos problemas. Temperamentos explosivos têm solução, é necessário o comprometimento do professor e da escola para dar uma soluçãoapropriada a cada situação. O autocontrole deve ser trabalhado dia a dia pelo professor para poder superar as situações que enfrentará no local de trabalho, pois suas palavras podem ser a tabua de salvação de muitas vidas, mas, também podem marcar negativamente.
Todos nós fomos influenciados por algum professor que marcou positiva ou negativamente algum momento de nossa vida estudantil. Os que nosinfluenciaram positivamente serão sempre lembrados de forma saudosa. Que tipo de influência queremos exercer?


Pipocas da vida
Cada pessoa tem seu ritmo. Cada aluno aprende no seu tempo e através de determinadas formas. Não devemos pressioná-lo, pois, não é uma máquina em quem descarregamos informações. Devemos respeitar o tempo de cada um.
Ensinar é tornar a pessoa capaz de vivenciarnovos comportamentos, é modificá-la, aumentando assim o seu conhecimento


O homem e o mundo
Dia a dia estamos aprendendo. Aprendemos em casa, na escola, na vida, até as pessoas que nunca imaginamos nos ensinam. Sem dúvida aprenderemos também com nossos futuros alunos, cada pessoa tem algo a ensinar independente da experiência de vida que tenha. Não há lugar para tabus referentes a idades, ageração mais velha ensina a mais nova e vice-versa. O homem deveria abrir a cabeça para mudanças, esquecer preconceitos, para assim poder resolver os problemas que tem relação com o mundo.
Precisamos nos renovar. Muitas vezes não atentamos às pequenas coisas que nos rodeiam que poderiam resolver outras mais complexas. Tentamos mudar pessoas, situações; esquecemos que antes de mudar o entorno nósprecisamos mudar.

Assembleia na carpintaria
Os defeitos são facilmente reconhecíveis! As pessoas os descobrem e expõem com maior freqüência. Esta é uma prática cruel, pois, todos gostaríamos de ser reconhecidos primeiramente pelas nossas virtudes. Esta tendência não pode ser repetida no ambiente escolar, o professor tem a responsabilidade de reconhecer em seus alunos todas as virtudes eusar os defeitos do aluno para incentivá-lo a melhorar.
Devemos favorecer o autoconhecimento, assim também devemos melhorar nossos relacionamentos mudando de ponto de vista quando for necessário e aprender a trabalhar em equipe. Ninguém é superior ao outro, todos precisamos de cooperação.


Um sonho impossível?
A educação é um dos elementos que sustenta a desigualdade social. A desigualdadede renda, os níveis de escolaridade, a falta de oportunidades influenciam diretamente a importância dada à educação. Vemos a evasão escolar e a defasagem idade-série diretamente ligadas à necessidade de ganho para complementar a renda da família. Esta deve ser combatida através de iniciativas tomadas no decorrer do ano pela equipe de gestores escolares como, por exemplo, contato com a família doestudante, presença de um assistente social, etc. A atuação do professor em situações ambíguas de trabalho não pode ser diferente, a dedicação e comprometimento oferecidos aos alunos de classe alta devem ser iguais aos oferecidos aos alunos de baixa renda.
O ambiente escolar deve ser agradável, adaptado à faixa etária que atende, com a quantidade apropriada de colaboradores para auxiliar no...
tracking img