Praticas corporais

Práticas corporais

As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos,as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobáticas, entre outras práticas sociais.
Estas manifestações são compostas por técnicas corporais, como já identificava e categorizava oantropólogo Marcel Mauss na passagem do século XIX para o século XX. É também uma forma de linguagem como expressão corporal e os fenômenos acima apontados constituem o acervo daquilo q vem sendochamado de cultura corporal.
Estas manifestações, entre outros fenômenos culturais que se expressam corporalmente, são constituintes da corporalidade humana e alguns deles, podem e vêm sendo tematizadoscomo conteúdos da disciplina curricular educação física e das ciências do esporte.

Acrobacia
Acrobacias são performances de destreza corporal comuns em circos. Quem executa a acrobacia é oacrobata. Elementos como trapézio, pêndulos e outros tipos de balanços com alta altitude são utilizados para transformar a acrobacia em um número de circo mais emocionante.
A ginástica acrobática é umdesporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo.
Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. Eles são: o equilíbrio e otempo, e os acrobatas executam esses elementos, juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica.

O equilíbrio é exatamente o que a palavra significa. Uma pessoa conhecidacomo a base assume uma posição(pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura pelas outras) e outra pessoa conhecida como volante, mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição deequilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de uma mão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controle, estabilidade e força...
tracking img