praticade ensino90

355 palavras 2 páginas
Prática I

“A prática de ensino, a desejar-se, deverá ser realmente outra coisa. Prática, no sentido real da expressão, não, porém, a cópia inteligente de situações que jamais se repetem, que são únicas, a cada momento, com cada grupo de alunos e cada professor”.

Levando em conta o trecho acima, elabore em no máximo duas páginas um breve comentário acerca das possibilidades de trabalho no campo docente, no que diz respeito a uma dinamização das aulas, ou seja, quais caminhos você acredita, com base em suas leituras, serem favoráveis ao desenvolvimento de um projeto pedagógico que se depreenda dos modelos tradicionais. Exprima uma opinião baseada em argumentações, não se esquecendo das referências bibliográficas.

http://www.filosofia.com.br/vi_criancas.php?id=13

http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/sociologia-elaboracao-de-aulas-uma-aproximacao-dos-pcns.htm

http://falaescrita.blogspot.com.br/2007/08/dinmicas-para-aulas-de-filosofia.html

Para quem trabalha dentro da sala de aula é muito difícil conseguir segurar a atenção de todos os alunos, pois uns gostam da matéria do jeito de se trabalhar e outros não, mas ai pode usar algumas artimanhas que poderá ajudar na hora das aulas como, por exemplo: filmes, musicas, dinâmicas, teatros, pesquisas de campo no qual poderá prender um pouco mais a atenção dos alunos, mas esses exemplos não podem ser absolutos tem que usar a criatividade e criar e inovar sempre pois senão ficaram uma coisa muito repetitiva.
Uma aula bem elaborada e diversificada faz sim uma grande diferença, pois não será esquecida tão facilmente como uma aula tradicional onde o professor parece o dono do conhecimento sem dar espaço para ser questionado sobre algo que não ficou claro para o aluno.
Para tentar melhorar o dia a dia de um professor na sala de aula quando é pego por perguntas no qual o professor não possui total conhecimento poderá converter isso em situações problemas fazendo isso

Relacionados