Pratica quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-1-

Engenharia de Controle e Automação Aula Prática – Química Experimental

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

RESUMO
Na prática em questão, foi possível visualizarmos as diferenças entre as substâncias e materiais. Foi verificado que, matéria é tudo aquilo que existe no universo e que ocupa um lugar no espaço; já a substância é tudo aquilo que compõe a matéria, ou seja, toda combinação desubstâncias resulta em materiais. Como raramente encontramos substâncias puras, aprendemos também técnicas de separação para conseguirmos uma substância específica.

-2-

Engenharia de Controle e Automação Aula Prática – Química Experimental

INTRODUÇÃO
Os materiais estão totalmente presentes ao nosso redor, eles fazem parte da nossa cultura e contribuem para o nosso desenvolvimento. De formanatural ou com a intervenção do homem, os materiais tem se tornado peça fundamental em nosso dia-a-dia. Materiais são considerados, parte da matéria do universo, em outras palavras, são resultados das combinações de substâncias puras (mistura) cujas propriedades as tornam utilizáveis de várias formas. As substâncias puras podem ser classificadas como “Simples”, que são formadas pela associação deátomos de um único elemento químico, como por exemplo, o gás hidrogênio e o diamante. Ou então elas (substâncias puras) podem ser consideradas “Composta”, quando são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água e o ácido clorídrico. A distinção entre uma substância e material, é considerada fácil devido as substâncias serem sempre homogêneas(uma fase somente), ao contrário dos materiais que podem ser heterogêneos (duas ou mais fases). Mas muitas vezes encontramos dificuldades com a visualização, uma vez que, existem diversos materiais que são homogêneos, devido a isso, podemos ter materiais heterogêneos ou homogêneos. Para distinguirmos uma substância de um material homogêneo, devemos levar em consideração algumas particularidadescomo: substâncias puras possuem sua composição sempre de forma fixa, ou seja, a água é formada por dois átomos de H e um de O; já as misturas (materiais) não possuem composição fixa, ou seja, para se obter uma mistura de água e sal, podemos colocar qualquer quantidade de água e qualquer quantidade de sal. Outra particularidade importante é que, toda substância pura possui ponto de fusão (PF) eponto de ebulição (PE) constantes, diferente das misturas que a temperatura de fusão e de ebulição não se mantém constantes.

Professor: Paulo Fernando R. Matrangalo

-3-

Engenharia de Controle e Automação Aula Prática – Química Experimental

PARTE EXPERIMENTAL
1. Objetivo

Essa aula prática tem o objetivo de diferenciar substâncias e misturas, além de nos proporcionar um aprendizadoreferente às técnicas de fracionamento de misturas e aplicação de critérios de pureza.

2. Materiais e Reagentes utilizados

o Balão de destilação o Bastão de vidro o Béqueres de 100ml o Bico de gás ou chapa elétrica o Condensador o Funil analítico o Garras o Haste universal o Papel-filtro (qualitativo) o Tela de amianto o Termômetro (0-100ºC) o Tripé o Enxofre o KI 0,1 mol/L o Pb(NO3)2 0,05 mol/Lo Vinho

Professor: Paulo Fernando R. Matrangalo

-4-

Engenharia de Controle e Automação Aula Prática – Química Experimental 3. Procedimento

3.1. Distinção entre materiais e substâncias

a) Primeiramente será necessário que seja observado, de forma criteriosa, todas as amostras relacionadas no quadro abaixo, com o objetivo de classificá-las em substâncias (simples ou compostas),material homogêneo e heterogêneo.

Nº. 1 2 3 4 5

AMOSTRA Enxofre Vinho Álcool PbI2(aq) em excesso Solução de KI (0,1 mol/L) Solução de Pb(NO3)2 (0,05 mol/L) Desconhecida Desconhecida

CONTEÚDO S8 CH3CH2OH + H20 + resíduos CH3CH2OH PbI2 + H20 KI + H20

6 7 8

Pb(NO3)2 + H20

3.2. Critérios de Pureza

a) Para analisar a amostra nº. 7, conforme os critérios de pureza foi colocado...
tracking img