Pratica penal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio De Sá

Fisioterapia e Educação Inclusiva

Daiana Souza Palheta

Rio de janeiro
2012

Daiana Souza Palheta

Fisioterapia e Educação inclusiva

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina Prática de Pesquisa como requisito parcial para colação de grau no curso de fisioterapia.
Orientadora: Sandra Mayworm

Rio de janeiro
2011

Daiana Souza PalhetaFisioterapia e Educação inclusiva

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina Prática de Pesquisa como requisito parcial para colação de grau no curso de fisioterapia.
Orientadora: Sandra Mayworm

Banca examinadora:

_________________________________________________
Professora:_________________________

______________________________________________
Professora:_________________________________________________________________________
Professora:_______________________

Rio de janeiro
2012
Fisioterapia e Educação inclusiva

Daiana Souza Palheta1; Sandra Mayworm 2
1acadêmico - Curso De Fisioterapia - Universidade Estácio De Sá – Cabo Frio, Rio De Janeiro.
2orientador - Curso De Fisioterapia - Universidade Estácio De Sá – Cabo Frio, Rio De Janeiro.

Resumo:

Palavraschave:

Abstract :

Keywords: instructions, guidelines,

INTRODUÇÃO

 
Atualmente a inclusão tem sido foco de discussão em vários artigos. Desde 1988 que a educação inclusiva é um fato no Brasil. O objetivo da inclusão é assegurar a igualdade entre alunos especiais equiparando-os com os mesmos direitos do aluno normal possibilitando assim a inclusão na educação (MANTOAN, 2002).
O PlanoMunicipal de Educação de Cabo Frio (lei n° 2250 de dezembro de 2009) elaborado recentemente com propostas, obtém informações de metas, objetivos, ações, e prazos, segundo as modalidades de ensino para favorecer os moradores, criados propostos para os alunos com necessidades educativas especiais como, garantia de escolarização adequada, promoção de políticas de inclusão com atendimento específico emcentros próprios, garantia a permanência nas escolas municipais, estabelecendo infraestrutura de qualidade, ampliação e criação de centros especializados estabelecendo parcerias com áreas de saúde e outros.
Foram realizadas pesquisas sobre os métodos aplicados na inclusão escolar onde houve a confirmação de falhas, falta de interesse e pouco investimento nesta área. A inclusão escolar vemocorrendo de forma lenta, necessitando de melhorias e novas propostas de inclusão para o aluno com necessidades especiais (TESSARO, 2007).
Algumas escolas não tem tido êxito na educação de alunos inclusos devido à falta de experiência e informações  sobre diferentes quadros, patologias e deficiências. Não proporcionando um ambiente adequado para receber esses alunos muito das vezes com limitaçõesfísicas não favorecendo uma inclusão adequada (MANTOAN, 2002).
O mesmo argumento é enfatizado por Freire e Valente (2001):, citado por GLAT e NOGUEIRA, (2003)
“o professor (da classe especial) certamente conhece o diagnóstico do aluno – as principais características e decorrências de seu quadro patológico – mas quase nunca usa este dado como ponto de partida para conhecer as potencialidades dosujeito. O diagnóstico é mais frequentemente visto como um fator limitante na vida escolar do aluno: define o que o sujeito não pode fazer. Paradoxalmente, a situação da escola regular não é muito diferente. Falta, na maioria dos casos, uma reinterpretação das dificuldades e necessidades do aluno no contexto escolar (pg. 76).”

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) tem como finalidade, garantira igualdade de oportunidade curricular, assegurar o ensino apontar metas de qualidade que favoreça o educando a enfrentar o mundo atual como cidadãos participativo, reflexivo e autônomo, dominando os seus direitos e deveres (ensino fundamental).
(Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegem baseados no texto constitucional, princípios...
tracking img