PRATICA EDUCATIVA

PRÁTICA EDUCATIVA

A prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de toda sociedade. Não há sociedade sem a práticaeducativa e vice-versa.
Refletindo sobre os assuntos estudados até o momento muitas coisas me vieram em mente. Tais como conceitos, pensadores, práticas, conquistas e desafios. E, é claro, as novas ideiasapresentadas pelo nosso educador. A educação foi, é e sempre será um dos grandes desafios da sociedade. Em cada momento histórico ela assume traços que lhe são característicos daquele momento e quedevem ser confrontados no espaço de conhecimento que hoje denominamos escola ou universidade. E delegamos a elas, ou institucionalizamos a educação, principalmente do ponto de vista cognitivo. Ali eladeve alçar asas e voar. Mas, os momentos pedagógicos acontecem a todos os instantes na vida de uma pessoa, eles não são reservados somente a esses espaços.
Gostaria de partilhar um exemplo concretode como o crescimento humano utiliza-se de todos os meios que lhe são colocados à disposição. Tive um educando que tinha muitas dificuldades em acompanhar seus colegas de turma nas mais diferentesmatérias do currículo escolar. E o resultado era praticamente sempre o mesmo, notas muito baixas, desatenção, desanimo e é claro, tudo isso ia produzindo nos seus colegas um motivo para fazer dele ocentro as atenções e das chacotas. No ritmo acadêmico percebia que muitos educadores desejavam auxilia-lo, mas nas condições que se tinham isso não surtia efeitos. Foi quando na escola aconteceu uma feiracientífico-cultural. Cada aluno poderia escolher um tema de seu interesse e desenvolver algum assunto que fosse interessante a ser apresentada a escola e a toda comunidade. Ele escolheu e desenvolveujunto com mais três colegas um projeto sobre informática. Foi aí que ele mostrou quais eram suas habilidades e o seu potencial. Durante a apresentação um menino com 13 anos tinha a sua frente um...
tracking img