Pratica de laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Química Geral II
Relatório do Experimento I
Espectroscopia Molecular.

Resumo
No experimento foi estudado o porquê de certas vegetais possuírem determinadas colorações, determinando as absorbâncias de alguns alimentos (que possuem ligações π movendo-se livremente por sua estrutura) possuem a partir do experimento determinado como espectroscopia com o auxilio de um aparelhodeterminado espectrofotômetro.

Introdução
Para investigar a estrutura interna de objetos do tamanho de átomos é preciso observá-los indiretamente, por meio das propriedades da radiação eletromagnética que eles emitem. A análise da radiação eletromagnética emitida ou absorvida por substâncias é um ramo da química conhecido como espectroscopia.
Espectroscopia pode ser definida como a interação dequalquer tipo de radiação eletromagnética com a matéria. Esse fenômeno fica evidente quando as cores da natureza, como o verde das folhas, se tornam menos perceptíveis quando não se tem luz solar.
A espectroscopia pode ser descrita pela Mecânica Quântica, porém, quando se trata da espectroscopia molecular, a Mecânica Quântica não pode descrevê-la, pois não se pode saber a exata posição de umapartícula que se comporta como onda. Levando isso em conta, a prática laboratorial terá como objetivo demonstrar um modelo aproximado da espectroscopia molecular, chamado de “Partículas na caixa”, que consiste no confinamento de uma partícula entre duas paredes.
Para obter um modelo aproximado, foi feita a extração do β-caroteno e licopeno, presentes na cenoura e no tomate respectivamente. Apósa extração dos pigmentos, as amostras foram colocadas no espectrofômetro para obter-se a quantidade de luz absorvida, com comprimentos de onda variando de 400nm – 600nm, por cada pigmento.

Procedimento experimental

Extração dos pigmentos da cenoura e do tomate;
O tomate foi cortado em pequenos pedaços, macerando-o com um pistilo dentro de um gral, em seguida foi colocado o tomate maceradoem um béquer. A cenoura foi raspada e colocada em um béquer. As duas amostras foram cobertas com acetato de etila e deixadas na capela por alguns minutos.
pH ácido e alcalino;
Foram colocados 25ml de água destilada em dois béqueres distintos.
Em um dos béqueres foram adicionadas algumas gotas de ácido sulfúrico de forma a se obter um pH igual a 2. No outro béquer foram adicionadas algumasgotas de hidróxido de sódio de forma a se obter um pH de 12. Em seguida foi adicionada mais 3 gotas de vermelho de fenol em cada um dos béqueres.
Em seguida mediu-se a espectrometria das amostras com licopeno e betacaroteno. Para isso fez-se a primeira leitura utilizando apenas o solvente para servir de referência para a máquina, seguida as medidas passaram a ser feitas de 400nm a 600nm variando ataxa de 20 nm.
Extração do repolho
O repolho foi cortado em pequenos pedaços, postos em um béquer e em seguida adicionou-se água destilada afim de cobrir os pedaços de repolho. Após a substância foi aquecida por dez 10 minutos.

Resultado e discursões

Extrair os pigmentos da cenoura e do tomate;
As duas amostras foram cobertas por acetato de etila, aproximadamente 20 ml, edeixadas por dez minutos para uma melhor extração dos pigmentos da cenoura ( B-caroteno) e do tomate (Licopeno), para isso mexeu-se as amostras a cada minuto .
pH ácido e alcalino;
Foram adicionados 25 ml de H2O destilada em dois béqueres. No primeiro béquer foram adicionadas 24 gotas de ácido sulfúrico e no segundo béquer foram adicionadas 18 gotas de hidróxido de sódio, onde foramregistrados Phs iguais a 2,06 e 11,99 respectivamente a temperatura ambiente, e no final foram adicionadas gotas de vermelho de fenol em cada uma das amostras para observar as características ácidas e alcalinas presentes nas soluções. A amostra com pH ácido adquiriu cor alaranjada ao passo que a amostra como pH básico tornou-se rosa (Figura.01).
A Tabela.01 a seguir mostra a variação de pH até atingir o...
tracking img