Pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do livro As raízes medievais da Europa







Maceió-AL

2012














“Um historiador renomado pôde escrever que o Império Romano não teve morte natural, foi assassinado. E desse assassinato teria nascido a Idade Média”. (p.29)

“O surgimento da Europa, que doravante seguiremos, realizar-se-á através de dois fenômenos essenciais desse período dosséculos IV e V. O primeiro desses fenômenos é a elaboração, na linha da Bíblia e do Novo Testamento, do essencial da doutrina cristã que os Padres da Igreja vão legar à Idade Média” (p. 30)

“O pensamento de Santo Agostinho é muito mais rico na sua elaboração que a predestinação. Seria mais justo, embora de maneira sempre demasiada simplificada, defini-la como a busca de um equilíbrio entre olivre-arbítrio e a graça”. (p.31)

“Portanto, o agostinismo foi uma camada antiga de ideologia política européia que não conseguiu cobrir completamente no fim da Idade Média a camada de natureza inteiramente oposta do maquiavelismo”. (p. 32)

“Esse legado da cultura antiga e cristã misturadas que os Padres da Igreja transmitiram à Idade Média e à Europa continua do século V ao VIII”. (p. 32)“Alguns grandes nomes emergem dessa situação, e Karl Rand os chamou de fundadores da Idade Média”. (p. 32)

“O primeiro é Boécio (484 – 520). (...) A Idade Média deve a ele tudo o que saberá de Aristóteles antes de meados do século XII”. (p. 32 e 33)

“Ele foi um dos criadores do humanismo medieval e contribuiu para levar a considerar a música, segundo o ideal antigo, um instrumento superior decultura”. (p. 33)

“Cassiodoro (c. 490 – 580) (...) desempenhou primeiro um papel político de primeiro plano na Itália ostrogoda como mediador entre o mundo romano-bizantino e a sociedade bárbara”. (p. 33)

“Ele se retira para o mosteiro de Vivarium, na Calábria, onde preparou a educação intelectual dos povos novos ao fazer traduzir obras gregas e copiar obras latinas. Está na origem da Europa dolivro e das bibliotecas”. (p. 33)

“O quarto dos fundadores é anglo-saxão, Beda (637 – 736). É o herdeiro dos monges que tinha evangelizado a Inglaterra e tinha trazido da Itália o legado da cultura antiga”. (p. 34)

“Sua obra cientifica inspirada nas necessidades eclesiásticas do cômputo ou cálculo do calendário litúrgico é notável para o seu tempo”. (p. 34)

“A este grupo de clérigosfundadores é preciso acrescentar o Papa Gregório Magno”. (p. 35)

“Nascido c. 540 e morto 604, Gregório Magno... Deu mostras de organizador do abastecimento da cidade como prefeito em 573”. (p. 35)

“Nomeado papa contra a vontade em 590, (...) ele organiza a luta material e espiritual contra o flagelo. Temendo a proximidade do fim do mundo”. (p. 35)

“Propõe aos cristãos dois grandes modelos,um bíblico e um moderno. O bíblico é Jó, modelo de submissão a Deus e de fé nas provações. (p. 35 e 36)

“Para os clérigos, compõe um manual pastoral, o Liber regulare pastoralis; e reforma o canto litúrgico, tão bem que esse canto é chamado de canto gregoriano”. (p.36)

“Depois das heranças antigas, a cristianização é o segundo estrato decisivo da Europa”. (p. 36)

“Trocas e dons, contatos eintercâmbios tinham preparado a grande mestiçagem cultural que ocorria apesar dos confrontos e da violência daquilo que se chama de invasões”. (p. 36)

“No interior das populações bárbaras também se realizaram grupamentos, novas reuniões de tribos e de povos dispersos”. (p. 36)

“Disso resultaram não apenas novos povos mestiços, mas também, entre os bárbaros, movimentos de grupamentos étnicose até de grupos maiores, que o latim da época chama de nationes”. (p. 36)

“São Severino, que, diz ainda Peter Brown, foi um santo de fronteira aberta. Ai se vê, sempre segundo Peter Brown, a implosão dos romanos e dos bárbaros formando novas entidades culturais e sociais”. (p. 37)

“O impulso germânico se prolonga durante o século V e VI, depois da entrada dos germanos do leste,...
tracking img