Pratica cultural na escola e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
¬Pratica cultural na escola e cidadania

Na primeira unidade, a escola foi significada e valorizada como espaço educativo criado para ensinar às novas gerações os elementos culturais mínimos paraa convivência social e para o trabalho. Existem diferentes e diversas culturas e que elas se relacionam. As relações são de compartilhamento, de disputa, de negociação e de construção designificados. Vimos também que o que se aprende na escola poderia ajudar na construção de uma identidade humana no mundo.
Na segunda unidade forma problematizas as práticas simbólicas e de linguagem na escola,para ver qual o sentido de uma cidadania educada no dialogo e na comunicação e se ela ajuda na construção de uma sociedade crítica, bem-informada e disposta a participar da criação de outros mundos eoutras relações sociais.
A terceira unidade problematizou as práticas produtivas, que são ao mesmo tempo práticas educativas. Ali aparece a suspeita de que num mundo em que as pessoas produzem tãosomente para sobreviver, sem pensar em outras possibilidades para o que fazem no trabalho elas podem não ver sentido no que fazem. Na escola, a instituição criada para ensinar, s e o trabalho não temsentido, a educação também não terá para aqueles que trabalham e se educam mais nela.
Por ultimo, na unidade IV, nos deparamos com as praticas valorativas. Ali nos perguntamos pelo valor daeducação e, especialmente da educação escolar. Com isso, podemos pensar que homens e mulheres se tornam humanos quando podem experimentar em suas vidas a possibilidade de falar e de escutar os outros, deexpressar-se e perceber os outros integralmente: como seres simbólicos, produtivos, sensíveis, morais e políticos. Quando falo da escola, é porque ela é responsável por um tipo de educação que pode ounão contribuir para a humanização de homens e de mulheres: a escola é a instituição pela qual o Estado garante o direito à educação. Vocês sabem, desde modulo I, que o currículo é constituído por...
tracking img