pratica circuitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Belo Horizonte



Circuitos Elétricos e Eletrônicos




RELATÓRIO DA PRÁTICA 2





Data de Entrega: 14/03/2014
Grupo:
Integrantes: Caroline Alves dos Santos
Nathália Cristine Allexadrina
Patrícia Raquel Natalício

1. Introdução
A resistência elétrica mede a propriedade dosmateriais de oferecer resistência a passagem de corrente elétrica. Neste processo a energia elétrica é dissipada, geralmente, na forma de calor. Assim um resistor corresponde a qualquer dispositivo que dissipe energia elétrica.
Resistores em que a diferença de potencial (ddp) aplicado, é proporcional a corrente elétrica (I) são chamados resistores ôhmicos, para eles a relação entre ddp e corrente éconstante e chamada de resistência elétrica (R), embora nem todos os resistores se comportem desta maneira.
Os resistores comumente utilizados em aparelhos eletrônicos são identificados através do conhecido “código de cores” ou faixas coloridas. Existem resistores de 4 faixas e o de 5 faixas. O tipo de resistor que traz algum tipo de problema é o de 5 faixas, normalmente encontrado em aparelhos maiscríticos, como por exemplo equipamentos eletrônicos de última geração. A única diferença na leitura deste resistor é que os três primeiros anéis ou faixas dão os três primeiros dígitos da resistência e o de quatro faixas é os dois primeiros que dão esta informação, sendo o seguinte anel o multiplicador e o último representa a tolerância do componente.

2. Objetivo da Prática

Identificarresistores através do código de cores e medir o seu valor real através do multímetro analógico.
Calcular e medir resistência equivalente de uma associação mista de resistores
Verificar experimentalmente a Lei de Ohm.

3. Material Utilizado

Resistores: serão os de valores mais usuais (220 Ω,330 Ω, 1 kΩ, 1k2 Ω,5k6 Ω, 10 k Ω etc.) cujos valores nominais deverão ser encontrados pelos alunos,através da tabela de código de cores.
Multímetro analógico
Protoboard
Tabela de código de cores para resistores de até 4 (quatro) faixas.
Fonte de tensão em C.C.



4. Parte Teórica
Para a medição de resistência elétrica, se utilizamos um multímetro analógico, devemos escolher uma escala que seja o dobro o que deseja ser medido, para que a visualização esteja centralizada.
Os resistores decinco faixas são utilizados em equipamentos de medição principalmente e equipamentos eletrônicos de última geração.
Resistores de filme de carbono (popularmente, resistores de carvão) são baratos, durante a construção, uma película dina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica. O filme resistivo é enrolado em hélice por fora do tubinho – tubo com máquina automática – atéque a resistência entre os dois extremos fique tão próxima quanto possível do valor que se deseja. São facilmente disponíveis e podem ser obtidos com valores de (+ ou -) 10% ou 15% dos valores neles marcados (ditos valores nominais).
Resistores de filme de metal ou de óxido de metal são feitos de maneira similar aos de carbono, mas apresentam maior acuidade em seus valores (podem ser obtidos comtolerâncias de (+ ou -) 2% ou 1% do valor nominal).
Resistores de fio são feitos enrolando fios finos, de ligas especiais, sobre uma barra de cerâmica. Eles podem ser confeccionados com extrema precisão ao ponto de serem recomendados para circuitos e reparos de multitestes, osciloscópios e outros aparelhos de medição. Alguns desses tipos de resistores permitem passagem de corrente muito intensasem que ocorra aquecimento excessivo e, como tais, podem ser usados em fontes de alimentação e circuito de corrente bem intensa.
5. Parte Prática
Primeiramente é feito a leitura de quatros resistores, onde as duas primeiras faixas correspondem aos dígitos da resistência, a terceira faixa é o multiplicador e a quarta representa a tolerância do componente.
Em seguida é feito o calculo para saber...
tracking img