Pratic Refri

5929 palavras 24 páginas
1. INTRODUÇÃO

O cenário corporativo tem sido marcado por intensas mudanças, na qual se verifica a importância de investir no capital humano e no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para o seu sucesso.
Nesse cenário, o tema liderança tem sido muito discutido pelos profissionais no que diz respeito a ser ou não uma ferramenta de desenvolvimento organizacional. Diante dessa discussão, o objetivo deste artigo é se posicionar diante da interrogativa de que a liderança é ou não um fator de desenvolvimento organizacional, bem como abordar o papel do líder no ambiente corporativo. Demonstrar as características de um profissional com habilidades de liderança e os aspectos referentes à relação entre líderes e liderados.
O papel do líder nos dias atuais é muito importante dentro de uma empresa, pois de sua atuação dependerá a organização para manter-se competitiva e atuante no mercado frente às suas concorrentes. Porém, o sucesso de um líder é medido pelo resultado do grupo que dirige. Compete ao líder administrar as diversas faces existentes no grupo. Ele deve perceber, trabalhar e adequar as vaidades e personalidades de cada indivíduo na organização, para que seu rendimento seja otimizado.
Liderança e motivação constituem-se de ações para conduzir pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para o grupo no qual esse membro está inserido. Pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida no trabalho podem se tornar um problema para a organização. As empresas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em equipe, motivando os colaboradores e contribuindo para um melhor resultado.

2. LÍDERANÇA – FATOR DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O ambiente organizacional é caracterizado por diversos fatores que preenchem esse setor com a funcionalidade de se aprender mais e mais a cada dia.
Com um mercado intenso e turbulento, as organizações precisam estar ligadas ao novo, ou seja, para se

Relacionados

  • Sustentabilidade do sector vitivinicola
    41896 palavras | 168 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas