Pragmática

Páginas: 11 (2550 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
Pragmática

Numa primeira abordagem, podemos dizer que o substantivo pragmática remete para a ideia de acção. A pragmática será portanto uma disciplina que estuda a acção humana. Mas, durante muitos anos, a palavra pragmática não era muito usada, e sim a palavra pragmatismo, que designava numa atitude filosófica ligada aos nomes de Charles Sanders Pierce, William James e John Dewey. A palavrapragmática só começou a ser usada com uma certa frequência a partir dos anos setenta do século XX e principalmente no âmbito da ciência da linguística.
A pragmática pode, assim, ser entendida como a disciplina que trata dos aspectos da linguagem humana que têm a ver com a acção e a pratica.

Acção, acção linguística e frase
A pragmática linguística se ocupa das acções que se podem praticar aousar uma língua e desse modo demos a entender que falar e fazer podem estar relacionados.
A conclusão a tirar de tudo isto é que, afinal, usar uma linguagem ou falar são formas de fazer coisas. Se pensarmos um pouco, seremos capazes de enumerar uma série de acções que se praticam por meio do uso da linguagem, como por exemplo:
(I) fazer uma pergunta pedir uma coisa
Responder desejar boaviagem
Fazer uma afirmação declarar aberta uma sessão
Pedir desculpa prometer uma coisa
Dar uma ordem dar os parabéns
Louvar alguém exprimir condolências

Em relação a esta lista, importa frisar duas coisas. Primeiro, que se trata de facto de uma lista de acções. Em segundo lugar, que se trata de acções linguísticas, i. e., de acções que são praticadas através da linguagem.
Comecemos pormostrar que se trata de uma lista de acções. Para tal, partamos de um entendimento simples do que é uma acção e acordemos em que um indivíduo X pratica uma acção A se verificarem as seguintes condições: (i) X manifesta-se fisicamente (ou seja, X pode fazer um gesto, movimentar-se, exercer força sobre um objecto, produzir sons, etc.); (ii) ao movimentar-se, X tem a intenção de produzir umresultado; e (iii) X produz esse resultado. De acordo com esta definição, fechar uma porta é normalmente uma acção, na medida em que, quando dizemos que um indivíduo fechou uma porta, entendemos por isso (i) esse indivíduo se manifestou fisicamente exercendo força sobre a porta, (ii) com a intenção de a fechar, e que (iii) no fim deste processo a porta ficou fechada.

Nos exemplos que se seguem, asfrase (1a), (1b), (2), (3) e (4) estão ao serviço das acções de perguntar, responder, pedir, afirmar e prometer, respectivamente:

1) (X e Y falam ao telefone)
a) X: Como está o tempo aí no Porto?
b) Y: Está a chover muito.
2) Dá-me aí as chaves.
3) As viagens de avião tornaram-se vulgares.
4) Prometo que estarei cá amanhã.
De facto, se admitirmos – como muitoslinguistas – que a frase é a unidade mais pequena com a qual se pode praticar uma acção linguística completa, é difícil ver como praticar um acto linguístico que não envolva a enunciação de, pelo menos, uma frase.

Frase, enunciação, enunciado e proposição
Os falantes usam a sua capacidade de formar frases para praticarem os actos linguísticos requeridos pelas situações de comunicação emque se encontram. Mas, sempre que surgem novas situações de comunicação, isso não implica que os falantes tenham sempre de arranjar novas frase. A mesma frase pode ser usada em diferentes situações, pelo mesmo falante ou por falantes diferentes. Por exemplo, a frase Dá-me aí as chaves já foi certamente produzida por muitos falantes em diferentes situações de comunicação. Nestes casos, a frase ésempre a mesma e aquilo que muda é o acto de enunciar a frase. Devemos assim distinguir entre a frase e a enunciação da frase. Quando uma frase é produzida por diferentes enunciações da mesma frase. Uma frase é uma unidade abstracta, potencial, que pertence a uma língua, e que existe nela independentemente de ser, ou não ser, enunciada por qualquer falante.
A enunciação de uma frase é um acto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pragmatica
  • Pragmatica
  • Pragmática
  • O que é pragmática
  • A pragmática
  • Prágmática
  • pragmática
  • Pragmatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!