Pragas do arroz armazenado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRAGAS DE GRÃOS ARMAZENADOS
ARROZ





Introdução
Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto no aspecto econômico quanto social.
O arroz é um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. É considerado o cultivo alimentar de maior importância em muitos países em desenvolvimento,principalmente na Ásia e Oceania, onde vivem 70% da população total dos países em desenvolvimento e cerca de dois terços da população subnutrida mundial. É alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas e, segundo estimativas, até 2050, haverá uma demanda para atender ao dobro desta população.
O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% daproteína per capita necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições de solo e clima, é considerado a espécie que apresenta maior potencial para o combate a fome no mundo.
O Brasil está entre os dez principais produtores mundiais de arroz, com cerca de 11 milhões de toneladas para um consumo de 11,7 milhões de toneladas base casca. Essa produção éoriunda de dois sistemas de cultivo: irrigado e de sequeiro, sendo os estados do sul responsáveis por 60% da produção nacional do arroz irrigado.
As perdas médias brasileiras de grãos, estimadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela FAO, indicam valores de, aproximadamente, 10% do total produzido anualmente. Isso representa cerca de 10 milhões de toneladas de grãos/ano.Além dessas, existem as perdas qualitativas, que são de maior importância, uma vez que comprometem o uso do grão produzido, ou o classificam para outro uso menos nobre. O ataque de pragas e insetos pode resultar em perdas de até 10% do rendimento total de grãos armazenados.
Perdas de grãos ocasionadas por pragas em armazéns, presença de fragmentos de insetos em subprodutos alimentares,deterioração da massa de grãos, contaminação fúngica, presença de micotoxinas, efeitos na saúde humana e animal, dificuldades para exportação de produtos e subprodutos brasileiros devido ao potencial de risco, são alguns dos problemas que a armazenagem inadequada de grãos produz na sociedade brasileira.

Figura 1. Silos de aço projetados para armazenamento de arroz
Pragas do Arroz Armazenado
*Gorgulho

O principal inseto praga que ataca os grãos de arroz armazenados é uma curculionídeo, conhecido gorgulho (Sitophilus oryzae).
O uso de métodos de controle para pragas de grãos armazenados, associado aos procedimentos corretos de colheita, limpeza e armazenagem permite a manutenção por longo tempo da qualidade dos grãos armazenados. 

Figura 2. Curculionídeo, conhecido como gorgulho(Sitophilus oryzae)
Sinônimos: Calandra frugileus, Calandra oryzae e Calandra quadrimaculatus
A espécie é muito semelhante morfologicamente a Sitophilus zeamais, podendo ser separadas somente pela observação da genitália. Podem ocorrer juntas em massa de grãos, sendo a densidade populacional variável, dependendo da região em que ocorre.
Danos: Tanto larvas como os adultos são prejudiciais e atacamgrãos inteiros. Os danos se verificam na redução do peso e na qualidade do grão.

* Besourinho

Figura 3. Besourinho Rhizopertha dominica

Os besouros que atacam os grãos de cereais é conhecidos como Rhizopertha Dominica, ocorre em várias regiões do mundo. Ataca trigo, arroz e cevada. Tanto os adultos como as larvas alimentam-se muito.
As larvas penetram nos grãos e os adultos tambémse alimentam de grãos quebrados e resíduos.

* Besouro do Arroz

Figura 4. Besouro do arroz Trogoderma granarium (larva e adulto).
As larvas do Trogoderma quando em condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento, podem entrar em dormência, ou seja, na ausência de alimentos ou em condições desfavoráveis ficam não dão sinais de vida, mas continuam ali até que as condições melhorem ou...
tracking img