Pragas da beterraba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A beterraba (Beta vulgaris L.) é uma hortaliça pertencente à família Chenopodiaces. Possua folhas largas e coloridas e uma raiz tuberosa, rica em pigmento betacianina (vermelho) e betaxantina (amarelo), rica em açúcar e vitaminas, sendo a parte explorada comercialmente como alimento e para produção de biodiesel. É de clima temperado, resiste a geadas, altas temperaturas e stress hídrico.Necessita de uma boa luminosidade e o seu florescimento ocorre em dias mais longos (TIVELLI, S.W; ET AL, 2008).
A beterraba é uma hortaliça introduzida no Brasil, sendo originaria da Europa. Em 1985 a ISLA lançou no mercado uma cultivar brasileira, pois até então a semente era importada. As regiões Sudeste e Sul cultivam 77% do que é produzido. O Estado de São Paulo planta em média 5.000 hectaresdessa hortaliça por ano, produzindo 115.000 toneladas. Os principais municípios produtores são Sorocaba, Mogi das Cruzes e São Paulo. (TIVELLI, S.W; ET AL, 2008).
A um desejo de aumentar a produção e visar maior lucratividade, porem, esse aumento em especial na monocultura vem-se acrescendo o nível populacional de vários insetos e microrganismos e o surgimento de novos, que causam danos à produção.(BRECHELT. A, 2004). Na produção de beterraba as principais pragas são: Cigarrinha, Lagarta-Rosca, Pulgão, Vaquinha, Coró, Fede-Fede, Burrinho, e Traça Das Crucíferas (ARAGÃO, F.D; ET AL, 2012).

Cigarrinha – Agallia albidula

São insetos pequenos, bastante ágeis, e cujas ninfas têm o hábito de se locomover lateralmente. Os adultos possuem coloração variável dependendo da espécie em questão.As espécies do gênero Agallia possuem coloração variando do páleo ao acinzentado, podendo possuir manchas escuras nas asas. Existem registros de ocorrência de espécies desse gênero em plantas ornamentais, alface, batata-inglesa, beterraba, chicória, espinafre, feijoeiro, fumo, girassol, linho, pimentão, tomateiro, trigo e algodoeiro.
Como praga é relativamente recente, as informações arespeito deste inseto são restritas. Ninfas e adultos alimentam-se do floema da planta, sugando a seiva, podendo injetar toxinas que fazem com que as folhas fiquem deformadas. Quando o ataque é intenso, as folhas podem apresentar manchas inicialmente cloróticas que, com a evolução, podem se tornar necrosadas, secarem e se tornarem quebradiças. Em alguns casos pode ocorrer a curvatura dos bordos foliarespara baixo. Apesar de não existirem relatos de doenças viróticas associadas à mamoneira, estes insetos são capazes de transmitir viroses para um grande número de culturas que atacam.

Figura 1 - Mamona com sintomas da cigarrinha, o mesmo ocorre na beterraba (fonte: internet).

Figura 2 - Cigarrinha Agallia Albidua (fonte: Biodiversity & Systematic Biology).

Lagarta-rosca - Agrotisípsilon

Os adultos são mariposas de 35 mm de envergadura. Este inseto apresenta grande capacidade de postura, sendo que uma fêmea pode colocar em média 1000 ovos de coloração branca e formato globular no solo ou sobre a folhagem das plântulas. O período de incubação dos ovos é de cerca de cinco dias. As lagartas possuem coloração variável entre o cinza ao marrom-escuro podendo alcançar de 45-50mm no seu máximo desenvolvimento. A fase larval dura em torno de 28 dias, e ao final desta as lagartas se transformam em pupas. As pupas são marrom brilhantes e geralmente se localizam no solo. O período pupal dura em torno de 15 dias (AgroLink, 2012).
A lagarta-rosca ataca as plântulas de um número alto de hospedeiros, como hortaliças, feijão, batata-doce, cana-de-açúcar e milho, entre outras.O inseto é de hábito solitário e vive enterrada no solo, à pequena profundidade, junto às plântulas. Saindo a noite para cortar as plântulas rente ao solo. Em plantas mais desenvolvidas pode provocar o sintoma de “coração morto”, ao abrir galerias, ou provocar o perfilhamento excessivo destas, gerando uma touceira. (EMBRAPA. 2011).
Em áreas com histórico de incidência da praga é recomendado o...
tracking img