Pragas da batata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Pragas da Batata

Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento

Bom dia turma!!! Na aula de hoje nós vamos estudar as pragas da batata.



A batata é uma cultura muito importante no Brasil chegando a mais de 69 mil hectares de área plantada só na região sudeste.

Entretanto pessoal, alavoura de batata é habitada por uma grande quantidade de espécies de insetos. A diversidade e quantidade variam de região para região, devido ao modo de cultivo, cultivares ou clima.

Outra coisa importante é que o dano direto de pragas na batata ocorre quando estas se alimentam dos tubérculos; sempre com redução da qualidade ou da quantidade da produção.

O dano indireto é devido à transmissão dedoenças viróticas, bacterianas e fúngicas a planta bem como o ataque ocorre nas folhas ou estolões.



Bem turma, as principais pragas da lavoura de batata são a vaquinha, o burrinho, a pulga, a traça, os pulgões, a mosca minadora e os ácaros.

Essas pragas, pessoal, são geralmente, problemas locais e, sob certas condições, devido ao clima, à cultivar, ou ao sistema de plantio, podem ser um fatorde redução econômica da produção. Mas não se pode pensar em uso generalizado inseticidas. Não há dúvidas de que a tomada de decisão para o controle de pragas através de inseticidas tem que ser baseada na constatação e na observação da lavoura.

Ao final desta aula vocês serão capazes de identificar as principais pragas e os seus danos, saber formas de evitá-las alem de conhecer os métodos decontrole.

A primeira praga que vamos ver, e uma das mais importantes de se estudar, são os pulgões.

Os pulgões são insetos muito pequenos, verdes mais claros ou mais escuros e chegam a medir no máximo dois centímetros de comprimento. A boca deste inseto funciona como uma espécie de canudo.

Amigos, os pulgões utilizam este canudo para sugar a seiva da batata. Isso faz com que folhas fiquem comformato diferente, muito torta e encolhida, e pior, ainda podem transmitir doenças para as plantas, como o vírus Y, mosaico A, e o vírus de enrolamento das folhas.

W

W

Amigos, uma outra praga que pode causar problemas em suas plantações é a mosca minadora. Os adultos desta mosca são pretos e muito pequenos, chegam a medir no máximo um centímetro de comprimento.

As fêmeas colocam os ovos nasfolhas da batata, quando as larvas saem destes ovos elas se alimentam da folha formando pequenas minas em forma de serpente principalmente nas folhas mais baixas.



Devido a esse tipo de alimentação das larvas as folhas ficam secas e caem. Devemos lembrar que essa praga é mais comum em épocas de seca prolongada. Para a mosca minadora nós ainda não temos uma base que possa indicar exatamentequando o controle deve ser usado.

>

Amigos, um conjunto de pragas muito pertinente de serem estudadas são os besouros da batata. O maior problema é que alem de se alimentarem das folhas, eles podem se alimentar do tubérculo da batata diminuindo o peso do produto e deixando uma lesão que serve de porta de entrada para fungos e bactérias, e tudo acaba diminuindo o seu valor na hora da venda.

Dano dalarva arame

Nós temos diversos besouros que atacam a batata. Vamos começar com três tipos de besouros que causam danos muito parecidos em batata: A “larva-alfinete”, a “larva arame” e o “bicho da tromba de elefante”. A “larva alfinete” é uma larva branca leitosa de mais ou menos um centímetro, com uma parte escura no fim do seu corpo, quando vista de cima. Ela perfura a batata, o que perde emvalor de comercialização e ocasiona o apodrecimento da batata.

Larva alfinete

Dano da larva alfinete

O adulto da patriotinha é um besourinho verde com manchas amarelas que tem entre um e um centímetro e meio de comprimento, muito conhecido pelo nome de vaquinha.

Adulto da patriotinha

Dano da larva alfinete

Pessoal, a “larva arame” é uma larva castanha, com pernas curtas e corpo meio...
tracking img