Pradptrf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parque Ecológico Municipal Rego dos Carrapatos
Nova Lima/MG






RELATÓRIO TÉCNICO









PRAD/PTRF

APRESENTAÇÃO

Este documento apresenta o Relatório de PRAD/PTRF – Projeto de Recuperação de Área Degradada e Projeto Técnico de Reconstituição da Flora – para reabilitação de área degradada dentro dos limites de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, o ParqueEcológico Municipal Rego dos Carrapatos, não visando, portanto, o uso produtivo da área a longo prazo, como a implantação de uma atividade que renderá lucro, ou atividades menos tangíveis em termos monetários.
A reabilitação visa o retorno da área degradada a um estado biológico apropriado, permitindo uso público para recreação, além da valorização estético-ecológica.
Estudos para recuperação erecomposição da flora foram desenvolvidos, a fim de gerar subsídios para elaboração e proposição de técnicas apropriadas, considerando que a referida área sofreu elevado nível de degradação biológica, a saber:
• Destruição de áreas naturais e retirada de matas;
• Alteração da estrutura da paisagem;
• Interrupção das dinâmicas animais;
• Perda de biodiversidade.
A elaboração do projeto foi feitasegundo os preceitos estabelecidos na legislação e conseqüentes normas ambientais vigentes, em especial as Resoluções CONAMA 01/86, 237/97 e Instrução Normativa do IBAMA Nº. 4/2011.
A execução do presente PRAD/PTRF – Projeto de Recuperação de Área Degradada e Projeto Técnico de Reconstituição da Flora – é de inteira responsabilidade do órgão proponente.









1. INFORMAÇÕES

1.1.REQUERENTE
Nome: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima
Endereço: Rua das Petúnias, nº 592, Centro – Nova Lima – MG
CEP: 35.680-000
Fone/Fax: (37) 3242-5841
E-mail: meioambiente@novalima.mg.gov.br
1.2. RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
1.3. IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA
Proprietário do Imóvel: Bem público – Prefeitura Municipal de Nova Lima
Denominação do Imóvel: Parque Ecológico MunicipalRego dos Carrapatos
Localização: 19°52’52” e 19°58’45”S e 43°51’24” e 43°52’32”W
Município: Nova Lima/MG
Área Total do Imóvel: 34,14 ha
Área de Reserva Legal: 34,14 ha
Área Total do Dano: 1,5 ha (Figura 01)

Figura 01: Croqui da área a ser recuperada e entorno. Em amarelo, a área a ser recuperada: 1,5 ha. (Fonte: Google Earth. Elaborado por Bruna Rossi)
O Parque Ecológico Municipal Regodos Carrapatos está localizado ao sul da vertente setentrional da Serra do Curral, entre as coordenadas 19°52’52” e 19°58’45” de Latitude Sul e 43°51’24” e 43°52’32” de Longitude Oeste (Figura 02), no município de Nova Lima/MG, situado na área urbana do mesmo, ocupa uma área de 34,14 ha.


Figura 02: Localização do município de Nova Lima/MG. Fonte: Campos, 2010
Sua finalidade é de proteção aosatributos da natureza, conciliando a proteção da fauna, da flora e de belezas cênicas naturais, com sua utilização para fins científicos, culturais e recreativos (Cobrape, 1998).




2. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA

A área a ser recuperada (1,5 ha) está inserida no Parque Municipal Ecológico Rego dos Carrapatos, município de Nova Lima/MG.
O município de Nova Lima estalocalizado no estado de Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte, a uma distância de aproximadamente 22 Km da capital. As principais rodovias que estabelecem conexão com as demais localidades são a MG-030 e BR-040.
2.1. MEIO ANTRÓPICO
Domingos Rodrigues da Fonseca Leme descobriu o rico Ribeiro do Campo (hoje Ribeirão do Cardoso), em data anterior ao ano de 1700. No encontro de suas águascom as dos Cristais surgiu o Arraial das Congonhas construído pelos mineradores do ouro. O nome do Arraial passou a denominar Ribeiro do Campo sendo referido como Ribeirão das Congonhas.
Há indícios fortes de que a revelação de ocorrências de ouro em seu leito, conforme determinação real, não fora praticada, senão no ano de 1700, quando da visita do Governador da Província (que compreendia o...
tracking img