Pradptrf

6876 palavras 28 páginas
Parque Ecológico Municipal Rego dos Carrapatos
Nova Lima/MG

RELATÓRIO TÉCNICO

PRAD/PTRF APRESENTAÇÃO

Este documento apresenta o Relatório de PRAD/PTRF – Projeto de Recuperação de Área Degradada e Projeto Técnico de Reconstituição da Flora – para reabilitação de área degradada dentro dos limites de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, o Parque Ecológico Municipal Rego dos Carrapatos, não visando, portanto, o uso produtivo da área a longo prazo, como a implantação de uma atividade que renderá lucro, ou atividades menos tangíveis em termos monetários.
A reabilitação visa o retorno da área degradada a um estado biológico apropriado, permitindo uso público para recreação, além da valorização estético-ecológica.
Estudos para recuperação e recomposição da flora foram desenvolvidos, a fim de gerar subsídios para elaboração e proposição de técnicas apropriadas, considerando que a referida área sofreu elevado nível de degradação biológica, a saber:
• Destruição de áreas naturais e retirada de matas;
• Alteração da estrutura da paisagem;
• Interrupção das dinâmicas animais;
• Perda de biodiversidade. A elaboração do projeto foi feita segundo os preceitos estabelecidos na legislação e conseqüentes normas ambientais vigentes, em especial as Resoluções CONAMA 01/86, 237/97 e Instrução Normativa do IBAMA Nº. 4/2011.
A execução do presente PRAD/PTRF – Projeto de Recuperação de Área Degradada e Projeto Técnico de Reconstituição da Flora – é de inteira responsabilidade do órgão proponente.

1. INFORMAÇÕES

1.1. REQUERENTE
Nome: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima
Endereço: Rua das Petúnias, nº 592, Centro – Nova Lima – MG
CEP: 35.680-000
Fone/Fax: (37) 3242-5841
E-mail: meioambiente@novalima.mg.gov.br
1.2. RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
1.3. IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA
Proprietário do Imóvel: Bem público – Prefeitura Municipal de Nova Lima
Denominação do Imóvel: Parque Ecológico Municipal

Relacionados