Pradarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
introdução:
As pradarias consistem em uma planície vasta e aberta onde geralmente não há sinal de arvores, com a vegetação rasteira em abundancia.A formação vegetal em questão figura como uma extensa pastagem natural, condição propícia para a adaptação de animais, como bovinos, caprinos, ovinos e equinos. Ocorre em regiões onde as questões edáficas(Os animais da fauna edáfica não são capazes derealizar a decomposição, mas quando se alimentam, vão triturando os restos orgânicos depositados sobre o solo, ajudando muito aos organismos decompositores, que são bactérias, fungos e actinomicetes, também moradores do solo.) favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas.Tem um tipo de cobertura vegetal que se estabelece em planícies. Áreas cobertas por pradariaspossuem solos repletos de húmus, favorecendo o cultivo agrícola, especialmente para o plantio de cereais. Em quase todos os continentes há esse tipo de vegetação, principalmente na América do Norte. As pradarias podem, em alguns casos, ser encontradas nas proximidades de desertos, podendo ocorrer em climas tropicais (pradarias tropicais) e climas temperados (pradarias temperadas).A vegetação do tipopradaria é constituída de gramíneas (de 10 cm a 50 cm), desse modo, quase não há presença de árvores; Regiões cobertas por essa formação vegetal são essencialmente vulneráveis ao processo de desertificação. Desenvolve na Rússia e Ásia Central, nas grandes planícies centrais da América do Norte (Canadá e EUA), na Argentina, Uruguai, sul do Brasil e na Austrália.
No geral designa-se por pradariauma formação herbácea(plantas de pequeno porte) fechada, localizada nas latitudes temperadas então dependendo do lugar, as pradarias recebem nomes diferenciados:
Eurásia - Estepe
América do Norte - Pradaria
América do Sul - Pampa
África do Sul - Veld
Existem variações de pradarias, nesse caso, são basicamente três tipos:
• Pradaria alta: desenvolve em áreas de maior umidade, onde ocorrea presença de gramíneas que atingem até 2 metros de altura com raízes profundas.
• Pradaria mista: corresponde a uma área de transição no qual ocorre uma grande variedade vegetativa, germinados em solos muito férteis.
• Pradaria baixa: pobre em diversidade e gramínea de pequeno porte.
CLIMA
O clima varia bastante: as pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradariassubtropicais e temperadas têm estações quentes e frias. Ou seja, pode-se encontrar pradarias em climas tropicais, subtropicais, temperados e frios.As queimadas naturais são benéficas ao ciclo de vida das gramíneas típicas das pradarias uma vez que eliminam a quantidade excedente de matéria orgânica e possibilita a renovação do substrato. Tanto é que elas desenvolveram um mecanismo de adaptação que as tornacapazes de brotar novamente após uma queimada, recuperando totalmente o local. Esse mecanismo consiste na criação de órgãos subterrâneos que se encarregarão de se reproduzir.
Animais
As pradarias abrigam distintos animais, principalmente roedores, carnívoros, aves de rapina e répteis como: coiotes, texugos, zorrilhos, lobos, raposas, cães-da-pradaria, chacais, linces, etc... Também existem emgrande quantidade, pequenos mamíferos (ratos, doninhas, marmotas), muitos gafanhotos e mosquitos. Alguns animais vivem em galerias subterrâneas (marmotas, cães-da-pradaria)- muitas aves são boas corredoras (abetarda)- os animais têm elevada mobilidade (para fugirem dos predadores)- muitos animais possuem comportamento gregário, vivendo em grandes grupos, não só os que formam manadas mas também osvivem debaixo da terra

Homem X meio ambiente
Numa primeira fase o homem substituiu a vegetação natural das pradarias por plantas que constituíssem uma dieta mais apropriada para o gado e aniquilou os predadores - grande empobrecimento da flora e da fauna (herbívoros, roedores e carnívoros).Nas pradarias primitivas os grandes herbívoros migravam, facto que permitia a reconstituição do...
tracking img