Practognosia espacial: contribuições da bateria de piaget-head para a avaliação neuropsicológica

Páginas: 9 (2061 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Coordenadoria de Pós-graduação Latu Sensu – CPGLS

Curso de Especialização em Neuropsicologia

Practognosia Espacial: Contribuições da Bateria de Piaget-Head para a Avaliação Neuropsicológica

José Henrique Lopes da Silva

Sandra de Fátima Barboza Ferreira

Orientadora

Goiânia, 2010Practognosia Espacial: Contribuições da Bateria de Piaget-Head para a Avaliação Neuropsicológica[1]

Jose Henrique Lopes da Silva2
Sandra de Fátima Barboza Ferreira3
Helenides Mendonça4
Daniela Sacramento Zanini5
Maria das Graças Nunes Brasil6

Resumo

A Bateria Piaget-Head tem sido referida como um instrumento útil na avaliação da Practognosia Espacial; atividadecomplexa que envolve estruturas occipto-parietais, frontais e, sob comando verbal envolve também estruturas temporais. O objetivo deste artigo é estudar comparativamente o desempenho de crianças e adolescentes sem queixas de problemas neurológicos e crianças e adolescentes com diagnóstico de disfunção neurológica. Participaram deste estudo 124 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, divididasem dois grupos: clínico e não-clínico. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas entre as médias dos dois grupos indicando desempenho prejudicado do grupo clínico. Discutiu-se que a Bateria Piaget-Head mostrou-se, sensível à disfunções neurológicas.

Palavras-chave: Practognosia espacial, Bateria Piaget-Head, Avaliação Neuropsicológica

Galifret-Granjon, nadécada de 50, desenvolveu a Bateria Piaget-Head com a proposta de verificar o grau de desenvolvimento da orientação direita - esquerda em crianças de 6 a 13 anos (Zazzo, 1981).

O teste de Piaget-Head se fundamenta no desenvolvimento neuropsicomotor na assimetria direita – esquerda baseando-se em princípios de que a maturação psicomotora ocorre da extremidade cefálica em direção a extremidadecaudal (Fonseca, 1998; Guillarme, 1983; Defontaine, 1978). Seguindo o mesmo princípio a coordenação motora global (ombro, joelho, cotovelo) antecede a coordenação motora fina (punhos, mãos, pés, dedos). Segundo Guillarme (1983) por volta dos 6-7 anos de vida a lateralização está praticamente concluída resultando na orientação direita-esquerda.

A conceituação direita – esquerda exige umadecodificação verbal da noção simbólica de hemicorpo e consciência da linha média corporal (Fonseca, 1995). Esta capacidade de descentralização e a manipulação das noções de direita e esquerda sobre o outro, sobre o mundo exterior independente da própria situação só estará completa a partir dos 10 anos conforme Coste (1981).

De acordo com Zazzo (1981) o teste de Piaget-Head é uma junção doteste de Piaget direita-esquerda, originalmente desenvolvido por Nadine Galifret-Granjon denominado teste de orientação direita-esquerda. A ideia inicial era avaliar o reconhecimento das coordenadas espaciais, alto e baixo e sobretudo direita-esquerda. Para Piaget de acordo com Zazzo (1981) não se tratava especificamente de uma prova de orientação espacial, mas de testagem da lógica das relações.Como destaca Zazzo (1981), a prova de Head, inicialmente denominada Teste de Head mão-olho-orelha, foi publicada no livro Aphasia and Kindred Disorders of Speech (1926) contendo avaliações de praxia ideatória, baseado na deficiência da verbalização interior e não na incapacidade de executar determinados comportamentos solicitados.

Barbiziet & Duizabo, (1985), mencionam osdistúrbios da execução gestual dentro de uma categoria ampla denominada apractoagnosias ou desorganizações do saber-fazer. Estes distúrbios relacionam-se a má execução de gestos na ausência de um déficit motor. A inabilidade na produção do gesto adequado resulta de atividade multimodal visto que o conhecimento da ação bem como, intenção e ação estão integradas nesta função e ainda esses autores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições da avaliação neuropsicológica na investigação da doença de Alzheimer
  • Avaliação neuropsicológica
  • Avaliação neuropsicologica
  • avaliação neuropsicologica
  • Avaliação neuropsicológica
  • Avaliação neuropsicologica
  • Avaliação neuropsicológica
  • as contribuições de Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!