Pra que serve a publicidade?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA
Departamento de Comunicação – DECOM
Comunicação Social – Publicidade e PropagandaLuiz Gonzaga de Miranda Neto

Para quê serve a Publicidade?

Natal-RN
Março/2013
Para quê serve a Publicidade?

Imaginemos um mundo menos colorido, onde não existe preocupação com a estética dascoisas e onde palavras fossem usadas meramente para informar. Um mundo onde tudo que vemos nos meios de comunicação como os programas de televisão, filmes, esportes, fossem mais modestos e/ou fosseminexistente. Em nossa casa haveria apenas o necessário para nossa sobrevivência e onde todos usassem as mesmas roupas e comessem as mesmas comidas. Um mundo atrasado em relação às tecnologias e comisso atrasado intelectualmente. Assim seria um mundo onde a publicidade não existisse: viveríamos no “preto e branco”, seriamos retrógrados e nosso mundo seria extremamente chato de se viver.
Paraentendermos para que algo serve, precisamos entender primeiro o que é este algo. Desta forma, podemos entender que publicidade, de forma ampla, é a ferramenta que faz a divulgação e construção de umaideia, seja ela favorável ou não, em relação a um produto, serviço ou ideologia. E que tem como finalidade estimular a compra ou adesão de uma prática, usando-se de artifícios da persuasão retórica.
Sepensarmos em um âmbito global, atualmente, a publicidade serve como a mola propulsora do desenvolvimento industrial, do crescimento do comércio e de outras áreas que se ligam direta ou indiretamente aoconsumo, sejam eles de serviço, ideias ou produtos. A partir desse estímulo há-se, também, um aumento na produção nas empresas, gerando uma necessidade de mais empregados. Além disso, o aumento doconsumo faz com que a economia dos países se aqueça e cresça cada vez mais.
Devido a grande quantidade de concorrência no mercado, ocasionada pela divulgação em massa dos produtos, serviços ou ideias,...
tracking img