Pra que filosofia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A filosofia é constantemente desvalorizada por não gerar riquezas materiais, sendo esse, atualmente, o item mais cobiçado pelo ser humano. Nossa sociedade consumista prioriza apenas a posse debens materiais, e por fim, acaba esquecendo-se das relações humanas.
Desde os primórdios de sua existência, o ser humano vivia em grupos, em busca de maior conforto e proteção, porem, estamosem uma “era digital”, onde muitos passam a maioria do tempo em locais virtuais, desvalorizando o que está ao seu redor, fisicamente.
Somos ensinados desde a infância á traçar objetivos, sendoa maioria deles, desejados pela família e não por si mesmos, e infelizmente, notamos isso tardiamente. Esse fato pode ser exemplificado no filme “ A sociedade dos poetas mortos” , onde jovenssão treinados para o ingresso em boas universidades, que em maioria são escolhidas e desejadas por seus pais.
No texto “ O que é filosofia e por que vale a pena estudá-la? “ ocorre umadiscussão ao redor da definição e necessidade da filosofia em nossas vidas, demonstrando-nos o quanto o ser humano é tendencioso ao conformismo, que é desde cedo, motivado á um único objetivo,esquecendo de sugar o tutano da vida, como citado no filme.
Claramente, percebemos a importância do papel do professor, pois cabe a ele romper com a monotonia do pensamento e despertar a curiosidadee senso critico em seus alunos.
Concluindo, o filme nos ensina o “Carpe Diem”, cuja tradução é “Aproveite o dia”, através disso, podemos realizar um balanço de nossas vidas, questionando-noscomo: “ Será que estamos realmente aproveitando nossas vidas? Vivendo intensamente cada dia? Realizando sonhos e desejos? Ou somos apenas mais um no sistema?”.
Nossa sociedade se desenvolveconstantemente, a necessidade de trabalhar e acumular riquezas materiais têm sido essencial na visão humana, e por fim, muitos terminam seus dias, suas vidas, sem realmente ter vivido-as.
tracking img