Praça tubal vilela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1938 o Interventor Municipal Vasco Gifone confiou ao técnico de Belo Horizonte Júlio Steinmetz, o trabalho de execução de uma planta para a construção de um novo projeto de jardim, comcaracterísticas classicizantes. Esse projeto apresentava uma organização parcelada em canteiros ordenados em quadrículas, com tratamento paisagístico elaborado a partir do conceito de jardinseuropeus, com o uso de plantas exóticas, porém com algumas espécies nativas. A proposta contemplava vários passeios internos, com uma fonte localizada em seu centro, nas extremidades de umlado alguns bustos e de outro um coreto. O jardim ficou pronto e em plena era Getuliana a praça  recebeu o batismo de praça Benedito Valadares, como tributo ao Interventor.

  A sucessãodos acontecimentos nos levam ao ano de 1945 e ao fim do governo de Vargas, quando a praça volta a se chamar praça da República. No ano de  1958 a praça recebeu o nome de Praça Tubal Vilela,em homenagem a um ex-prefeito de Uberlândia.

  Em janeiro de 1959, o prefeito Geraldo Ladeira levantou problemas referentes à remodelação urbana e convidou o arquiteto João Jorge Courypara trabalhar na remodelação da  Praça Tubal Vilela. Neste projeto, ele teve como colaboradores o arquiteto Ivan Rodrigues Cupertino, os irmãos engenheiros Rodolfo e Roberto Ochôa e Sebastiãoda Silva Almeida. Entre o desenvolvimento do projeto e a construção da praça, executada pelo próprio escritório de João Jorge Coury e Rodolfo Ochôa, foram dois anos de trabalho.

  A praçafoi inaugurada no aniversário da cidade, em 31 de agosto de 1962 (figura 2). Várias modificações em seu projeto original foram realizadas desde então, entretanto, a praça nunca deixou deser o "cartão-postal" da cidade de Uberlândia e, além de ser espaço urbano de lazer e convivência, tem sido também ao longo dos anos palco para múltiplas manifestações políticas e culturais.
tracking img