Pr via do Tio Est tistica Prof Mario Torttorelli

2665 palavras 11 páginas
Estudo de Mercado

INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de mercado bem como uma pesquisa para a área de crescimento comercial, visando obter informações necessárias para que seja feita a análise de viabilidade do produto que se pretende lançar no mercado. Para isso será analisado algumas variáveis tais como: preferência dos consumidores potenciais, preços, faixa etária, entre outros.
O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos, dá indicativos de sucesso ou insucesso do empreendimento. Ele fornece informações sobre o produto ou serviço. A empresa que conhece concorrentes, fornecedores, clientes e o mercado onde atua pode identificar oportunidades e trabalhar estratégias para personalizar seus produtos e oferecer diferenciais, ou seja, encontrar e atender a um segmento de mercado.

ASPECTOS TEÓRICOS - CONCEITUAIS
Mercado: evolução do desenvolvimento, conceito de demanda, oferta, concorrência.
Ao longo de décadas o mercado foi se moldando devido aos fatores sociais, econômicos e culturais impostos por uma sociedade evolutiva. Este longo processo de adaptação às novas tendências nos levou a um conceito de comercialização completamente diferente àquele definido tempos atrás. Entre os séculos XI e XV, o efetivo comércio da época era mantido pela baixa concorrência, onde os consumidores não tinham por quem optar. Porém, o cenário atual dispõe de um mundo altamente globalizado, repleto de concorrência acirrada, dada pelo poder de barganha dos consumidores.
Com o grande boom da internet á alguns anos atrás, surgiu o que chamamos de comércio eletrônico, que é a venda de produtos, sejam eles bens e serviços, através da grande rede. Devido o grande aumento de usuários da internet no Brasil, o comércio eletrônico, tem se desenvolvido, com a inserção das classes C e D, que com os projetos de inclusão social, passaram a ter acesso à internet, o que gerou uma nova carteira de clientes. Além disso, com esses novos

Relacionados