Pr Ticas Pedag Gicas Desenvolvidas Na Nossa Realidade De Fronteira Miro

3180 palavras 13 páginas
É PRECISO APRENDER A CRUZAR A PONTE
Uma reflexão sobre o ensino do Jornalismo em regiões de fronteira
*Profª. Drª. Adriana Duval1
**Prof. Dr. Miro Bacin
Você pode ler a abertura deste texto e decidir não seguir adiante. Talvez o tema não seja próximo da sua realidade profissional, ou a abordagem diferente do que esperava a partir do título. A escolha por parar ou avançar lida com pressupostos com os quais, desde pequenos, temos contato: a ideia de fronteira como lugar do outro e, portanto, delimitada por um traço, simbólico ou físico.
O que um curso de Jornalismo instalado na fronteira Oeste do Brasil pode estabelecer, em termos de contato, com a cidade do país Argentina com a qual avizinha? Diante das diferenças linguísticas e das distinções históricas, diante até mesmo da animosidade que teima em retornar em tempos de bola nos gramados e de desvalorização de uma moeda ou outra, como pensar nas intersecções possíveis entre São Borja/BR e Santo Tomé/AR, considerando práticas de Comunicação Social, especialmente às do Jornalismo?
É o que propomos com este artigo, escrito a quatro mãos, por dois professores da Unipampa São Borja que passaram a cruzar a Ponte da Integração na perspectiva de uma efetiva integração com os hermanos. Na primeira parte do texto, apresentamos uma reflexão sobre continuidades, rupturas e adaptações pedagógicas presentes no discurso docente. Na segunda parte, pontuamos a missão da Universidade Federal do Pampa e seu compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de novos jornalistas, comprometidos com ações que incluam, problematizem, ressignifiquem e transformem a comunicação fronteiriça. Por fim, apresentamos atividades executadas sob esse viés, sugerindo possíveis pontos de contato e mescla das culturas dessa divisa.
Por isso, você decide se irá parar ou seguir. É sempre o sujeito que, ao olhar o limite, sabe se deve ou não passar para “o outro lado”. Na condição de docentes, um desafio nosso é propor o entendimento de que

Relacionados