PR TICA PEDAGODICA

2514 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CURSO: LETRAS (PORTUGUÊS/ INGLÊS)
RA: 1080211- TUANY CÁSSIA ROSA LIMA

Prática pedagógica IV

São Sebastião do Maranhão
2014.

Atividade 01

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA

Livro: Tudo é linguagem
Autores: Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchazi
Ano: 8º série

INTRODUÇÃO:
(Por que o corpo do texto não está justificado?)

O livro didático Tudo é linguagem. Tem o selo de aprovação do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que consiste de um programa criado pelo Ministério da Educação para a distribuição e controle de qualidade dos livros didáticos distribuídos na rede pública de ensino do Brasil.
Ao propor fazer uma análise de livro didático, percebemos, enquanto professores em formação, ser uma atividade que nos elucida quanto ao papel do livro em sala de aula, pois, ao assumir uma postura crítica diante dos livros que são trabalhados nas escolas, buscando entrelaçá-los com conceitos e idéias de textos teóricos vistos durante a disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, nos coloca em uma posição, já de antemão, de avaliadores da qualidade dos livros didáticos de língua portuguesa. Na presente análise, o nosso foco será sobre um livro para o 8º ano do ensino fundamental.
Este trabalho analisa o livro didático em questão, a fim de demonstrar como é trabalhado o ensino de gramática e de linguagem. Procuraremos destacar qual é a concepção de linguagem na qual o livro se embasa para desenvolver o seu conteúdo, assim como procuraremos perceber se a concepção de linguagem é coerente com o trabalho e com a forma de ensinar.

DESENVOLVIMENTO (Retire a palavra desenvolvimento, pois ela não cabe em um trabalho acadêmico. No lugar de desenvolvimento deixe como tópico análise do livro didático)

Análise do livro didático
Na apresentação do livro, as autoras pontuam a importância da linguagem e apresentam o livro ao aluno tentando aproximar a linguagem

Relacionados

  • PR TICA PEDAGODICA
    1324 palavras | 6 páginas