Pr Projeto II Gabriell Salvo Automaticamente

752 palavras 4 páginas
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
7º SEMESTRE

Gabriel Lemos Silva RA: 376678

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA - UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA

PEDRA BRANCA-CE
2014
JUSTIFICATIVA

O principal motivo que me levou a abordar esse tema foi o fato de perceber o quão é importante a presença e a participação da família no ambiente escolar de seus filhos, já que essa parceria, família e escola, pode influenciar de forma positiva e a sua ausência influenciar de forma negativa no meio educacional da criança, pois é a família, um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso escolar de sues filhos. A busca de harmonia entre essas duas instituições deve ser considerado em qualquer trabalho educativo, pois influência no agir da escola para com o aluno além de contribuir para a aprendizagem, visando um ambiente harmônico, assim como a formação de um indivíduo autônomo, pois a família constitui-se, assim, como a primeira fonte de informações sobre o mundo e referência de socialização. Será abordo ao longo desse projeto, temas e problemas que questionarão as escolas a forma como elas estão trabalhando em parcerias com as famílias e, juntamente com essas instituições, procurar formas para trazer esse poderoso mecanismo de aprendizagem para o campo de aprendizagem da crianças.

PROBLEMAS

- Defasagem de alunos do meio educacional causando um elevado número de desistências por parte dos educandos no âmbito escolar.
- Desmotivação e baixo rendimento disciplinar do aluno dentro da sala de aula.
- Falta de comprometimento do aluno para com a escola.
- Perca dos valores escolares transmitidos as crianças e adolescentes.
- Desperdício por parte da família da oportunidade de construção dos valores individuais de seus filhos.
- Perca da oportunidade de transmitir a formação dos valores “ser e agir” para seus filhos, que são mecanismos fundamentais para a interação com o meio em que vivem

Relacionados