Prótese sob implante

Páginas: 32 (7835 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
1- INTRODUÇÃO

Nas ultimas décadas um dos mais importantes avanços na odontologia em relação ao tratamento do edentulismo foi a descoberta da osseointegração por Branemark, e a partir deste avanço a implantodontia vem experimentando a cada ano um grande desenvolvimento com pesquisas para a incorporação de novos conceitos, materiais e principalmente de técnicas.
Nas reabilitações, após umexame criterioso de radiografias e ate tomografias, o paciente edêntulo pode receber três ou mais opções de tratamento que viabilize sua reabilitação com implantes ou ate próteses fixas, pois o sucesso de um trabalho reabilitador está diretamente associado a um correto e criterioso planejamento, que já começa com uma completa anamnese do paciente.

Alguns fatores influenciam de forma significativaeste planejamento como: doenças periodontais, doenças bucomaxilofaciais, parafunção, traumatismo do alvéolo dentário entre outras; pois estes fatores estão ligados diretamente numa perda óssea alveolar de maior ou menor magnitude.

O paciente que procura um profissional especializado nesta área anseia se não unicamente, mas primeiramente a estética, e para isso as etapas de diagnostico,planejamento e principalmente a da confecção da prótese devem ser rigorosamente executados, pois de pouco adiantaria se a prótese for negligenciada. Etapas como seleção dos pilares protéticos, confecção dos provisórios, moldagens, fase laboratorial e conclusão dos trabalhos são fundamentais para evitar falhas mecânicas ou biológicas nas próteses e até mesmo nos implantes após a confecção das mesmas.

2.REVISÃO DE LITERATURA

Desde épocas muito antigas, várias tentativas foram feitas objetivando substituir os dentes perdidos, com avanços certamente significativos nos campos da Odontologia e Cirurgia. No século VI a.C., os etruscos já construíam próteses com ouro e dentes de boi e o profeta Muhammad introduziram a higiene oral básica no ritual do islamismo por volta do século VII d.C. O primeiroregistro de implante aloplástico em um ser humano vivo data de aproximadamente 600 anos depois de Cristo, em que três fragmentos de conchas foram instalados na região de incisivos inferiores em uma mandíbula encontrada em Honduras, em 1931 (RING, 1985). (CARNEIRO, 1999; OLIVEIRA, 2006).
A perda da dentição e uma característica da existência humana, não sendo surpreendente o fato da historia dasubstituição dental ser tão antiga (PADOVAN ET al., 2008). Descobertas antropológicas na Europa, no oriente e na America Central têm indicado que a tentativa de reposição de dentes perdidos usando materiais homólogos ou aloplásticos, tais como dentes de animais ou humanos, ossos esculpidos, peças de marfim e madrepérola, remotam um passado muito antigo (ARNAUDOW; 1972; CARNEIRO, 1999)
Adeterioração do sistema estomatognático, iniciada com agressões à anatomia dos elementos dentais, evolui e atinge as bases ósseas. Quando avulsões dentais são indicadas para eliminação de patologias localizadas, o osso alveolar tende a sofrer reabsorção, com pequena neo formação óssea, ocasionando desequilíbrio. A mucosa apresenta número reduzido de receptores, diminuindo assim, o número de impulsosaferentes, o que influencia consequentemente o controle da atividade muscular, além de alterções relacionadas com articulação têmporo mandibular. Estes eventos determinam importantes alterações funcionais resultando no aparecimento de fatores limitantes da manutenção da normalidade do sistema estomatognático. Referências anatômicas alteradas, aliadas à dificuldade da técnica restauradora evidenciam quãodifíceis pode ser a reabilitação oral (PIANCINO Et.al., 2005)
A Implantodontia vem passando por constantes modificações desde os primeiros critérios estabelecidos por Bränemark na década de 60. As técnicas de inserção de implantes foram originalmente recomendadas para a mandíbula edêntula. Apesar do reconhecido aumento dos riscos cirúrgicos e restauradores, as indicações expandiram-se para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protese sobre implante
  • Protese sobre implantes
  • protese sobre implante
  • Próteses cimentadas sobre implantes dentários
  • PRÓTESE PARAFUSADA LATERALMENTE: A EVOLUÇÃO NO MECANISMO DE RETENÇÃO DA PRÓTESE FIXA SOBRE IMPLANTE
  • Prótese fixa sobre implantes parafusadas versus cimentadas – vantagens e desvantagens.
  • Revisão da sequência protética para confecção de uma prótese total fixa sobre implantes
  • Características biomecânicas das próteses totais suportadas por implantes osteointegráveis: revisão de literatura (em...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!