Príncipios básicos de henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios Básicos de Henri Fayol
Henri Fayol foi o idealizador da teoria clássica da administração. Em sua teoria, Fayol atribuía grande ênfase à estrutura organizacional, visando somente os lucrossem a preocupação com o bem estar do homem. Retiravam-se tudo que um funcionário poderia oferecer para a empresa em que trabalhava, buscando a máxima eficiência. Em troca eram oferecidos incentivosmateriais e salariais; e a excessiva unidade de comando e responsabilidade, travestindo os mesmos como status dentro da empresa. O que não passava de manipulações para que as pessoas se sujeitassemàquelas condições. Tudo isso em um sistema intencionado apenas em números estatísticos positivos cada vez maiores.
Fayol defendia, na Europa, princípios semelhantes aos de Federick Winslow Taylor, combase em suas experiências na alta administração. Entretanto, os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os olhares dos seguidores da Administração Científica só se voltaram para a obrade Fayol quando foi publicada nos Estados Unidos. A demora da divulgação das idéias de Fayol causou o desconhecimento de seus princípios entre grandes pensadores administrativos.

Fayol relacionou14 princípios básicos que pode ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
1.Divisão do trabalho - Especialização de funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim,favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2.Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é acontrapartida da autoridade.
3.Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
4.Unidade decomando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
5.Unidade de direção – O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades...
tracking img