Pré - socraticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1753 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ SOCRÁTICOS

Os pré socráticos como o nome já diz foram filósofos que viveram antes de Sócrates. Esses filósofos viviam na Grécia e em suas colônias. Existe muito pouco disponível de suas obras, restam somente fragmentos. Os únicos filósofos em que se têm uma obra sistemática e livros completos são Platão e Aristóteles. Esses chamados de filósofos da natureza, pois investigavamquestões pertinentes a natureza, como de que é feito o mundo. E acabaram com a visão mítica que se tinha da natureza na época. A maior parte do que se sabe sobre esses filósofos é encontrada na doxografia de Aristóteles, Platão, Simplício e na obra de Diógenes Laércio.
Os Pré Socráticos mais conhecidos são:
* Tales de Mileto
* Anaxímenes de Mileto
* Anaximandro deMileto
* Heráclito de Êfeso
* Pitágoras de Samos
* Filolau de Crotona
* Árquitas de Tarento
* Parmênides de Eléia
* Zenão de Eléia
* Empédocles de Agrigento
* Anaxágoras de Clazômena
* Leucipo de Abdera
* Demócrito de Abdera

Tales de Mileto

Tales, primeiro filósofos milesiano, foi vendedor de sal, azeite e oliva eenriqueceu sendo proprietário de prensas de azeitona durante uma safra promissora. Viveu de 624 a 548 a.C. De suas idéias quase nada é conhecido, mas sabe-se que ele previu o eclipse de 585 a.C. Aristóteles o chamava de fundador da filosofia e lembra que sua doutrina era baseada na água como o elemento primordial de todas as coisas.
Tales elaborou uma teoria para explicar as inundações doNilo, com isso atribuiu-se a ele a solução de diversos problemas geométricos. Ele viajou por várias regiões, entre elas o Egito, e lá ele calculou o tamanho de uma pirâmide a partir da proporção de sua altura e o comprimento de sua sombra. Esse problema até hoje é conhecido como teorema de Tales.
Tales era um filósofo que acreditava que as coisas tinham por trás de si um principio, quepra ele era água, pois observou que o calor precisa de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida e etc. Assim concluiu que o principio de tudo era a água. Tales afirmou que a água é um momento no todo em geral, um elemento, com isso ele queria descobrir um elemento que fosse constante em todas as coisas.
Seus principais fragmentos foram:

* “... a água é o princípio detodas as coisas...”.
* “... todas as coisas estão cheias de deuses...”.
* “... a pedra magnética possui um poder porque move o ferro..."

Anaximandro de Mileto

Anaximandro viveu de 611 a 547 a.C. para ele a fonte originária de tudo era o apeíron (o ilimitado), morou em Mileto em VI a.C. Foi discípulo e sucessor de Tales. Ele pregava que o mundo era constituído devários pares opostos, como a água e o fogo, o calor e o frio e etc. ele imaginava que o nosso mundo era um mundo no meio de vários outros mundos que evoluiriam e se dissolveriam em algo que ele chamou de ilimitado. Isso não é fácil de explicar, mas talvez ele tenha querido falar que a substância que gera todas as coisas deva ser uma coisa diferente das coisas criadas. Com isso é certo dizer que esseelemento não seria algo tão comum como à água.
Como já disse Anaximandro acreditava que o principio de tudo era algo invisível, que ele nomeou de apeíron, isso seria uma “massa geradora” dos seres, onde estaria contido nele todos os elementos contrários.
Anaximandro foi o iniciador da astronomia grega. Foi o primeiro a formular uma lei universal presidindo o processocósmico totalmente. Ele recusa-se a ver a origem do real em um elemento particular.
Seus fragmentos mais conhecidos são:

* “... o ilimitado é eterno...”.
* “... o ilimitado é imortal e indissolúvel...”.

Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes foi o terceiro filósofo de Mileto, viveu de 588 a 524 a.C. Para ele o physis (fonte originária, gênese) era o ar ou...
tracking img