Pré socráticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Pré Socráticos
Pensadores pré-socráticos:
Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Xenófanes de Cólofon, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Parmênides de Eléia,Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazomena e Demócrito de Abdera.
De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático. Esse período abrange oconjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 A.C.). A passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional efilosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega.
Os primeiros filósofos buscam a arché, o princípio absoluto (primeiro e último) de tudo o que existe. Aarché é o que vem e está antes de tudo, no começo e no fim de tudo, o fundamento, o fundo imortal e imutável, Incorruptível de todas as coisas, que as faz surgir e as governa. É a origem, mas não comoalgo que ficou no passado e sim como aquilo que, aqui e agora, dá origem a tudo, perene e permanentemente.
No vasto mundo Grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na Jônia,litoral ocidental da Ásia Menor. Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio, a cidade de Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental a quem atribuímos àdenominação de filósofos. São eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. O objetivo dos primeiros filósofos era construir uma cosmologia (explicação racional e sistemática das características douniverso). Em outras palavras, os primeiros filósofos queriam descobrir, com base na razão e não na mitologia, o princípio substancial (a arché) existente em todos os seres materiais. Os pré-socráticosocuparam-se em explicar o universo e examinavam a procedência e o retorno das coisas. Os primeiros filósofos gregos tentaram responder à pergunta: Como é possível que todas as coisas mudem e desapareçam...
tracking img