Pré socráticos, Sofistas e Socráticos

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS PRÉ SOCRÁTICOS E PLATÃO ?
A grande diferença entre os Pré-socráticos e platão seria o objeto de estudo de cada um, os Pré-socráticos estudavam a natureza (Physis), enquanto que Platão estudava o homem , suas virtudes,sua alma, seu corpo, suas idéias, e a justiça que seria algo pertencente à realidade ideal , podendo ser compreendido de forma imperfeita somente atravésda contemplação.


DIFERENÇA ENTRE OS PRÉ SOCRÁTICOS E SÓCRATES ?
A grande diferença entre a filosofia dos pré-socráticos e a filosofia de Sócrates é que os primeiros investigavam a natureza, enquanto Sócrates investigou o ser humano, partindo da idéia de que antes de conhecer as coisas era necessário saber como podemos conhecê-las e qual é o limite do nosso conhecimento.


QUAL O CONTEXTOHISTÓRICO DO SURGIMENTO DA FILOSOFIA ?
O contexto histórico do surgimento da filosofia é a Grécia dos séculos VI e V a.C., quando as cidades-Estado gregas passaram por um período de expansão econômica e militar e de desenvolvimento cultural e político.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE MITO E FILOSOFIA ?
A diferença entre o mito e a filosofia é que o mito explica todas as coisas por meio das ações dosdeuses; a filosofia, contudo, problematiza os conceitos que utilizamos no nosso dia-a-dia por meio da argumentação crítica.


QUEM FORAM OS PRIMEIROS FÍSICOS ?
Pode-se dizer que os primeiros filósofos (os pré-socráticos) foram também os primeiros físicos porque investigavam, prioritariamente, o princípio fundamental da natureza, e propuseram explicações reducionistas para os fenômenos físicos– em outras palavras: tentaram explicar toda a natureza por meio de apenas um elemento ou processo.


DIFERNECA ENTRE SÓCRATES E OS SOFISTAS?
A diferença entre Sócrates e os sofistas a respeito do conceito de verdade é que Sócrates afirmava que a verdade era o objetivo da filosofia e que deveria ser perseguida por meio da dialética; os sofistas afirmavam, contudo, que a verdade era função dalinguagem e que, fora do mundo humano, não havia verdade ou falsidade. O objetivo da sofística não era investigar a verdade, mas, por meio da retórica, convencer os interlocutores.







O QUE É A RETÓRICA ?
A retórica é a arte de utilizar os argumentos para convencer, para vencer um debate. A dialética é a ciência que analisa os argumentos para procurar pelo conhecimento verdadeiro.DIFERENCA ENTRE LOGOS E MITO?
Quer dizer basicamente que o logos e o mito são expressões opostas e complementares da experiência humana. O logos é a manifestação da consciência racional e se expressa linguisticamente mediante a argumentação, com o propósito de demonstrar uma idéia e de convencer as pessoas. Já o mito é a manifestação da consciência mítica, alegórica e se expressa mediante anarração e a fantasia, sem outro fim que o total envolvimento e entrega das pessoas ao próprio mito.


O QUE É A TESE DE VERNANT?
A tese de Vernant é a de que o contexto sociopolítico da pólis grega, no qual os cidadãos discutiam em praça pública os destinos da cidade, favoreceu o desenvolvimento da linguagem argumentativa, discursiva, racional, que caracteriza a filosofia.


QUAL FOI APREOCUPAÇÃO DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS?
A preocupação dos primeiros filósofos esteve centrada na construção de uma cosmologia, isto é, uma explicação racional e sistemática das origens e características do universo físico. Com tal objetivo, buscavam o princípio fundamental ou a substância primordial existente em todos os seres materiais.
Tales, por exemplo, concluiu que a água seria essa substância, poissomente ela permanece a mesma em todas as transformações do corpo; além disso, tudo necessita de água, segundo o pré-socrático.


COMO SURGIRAM OS SOFISTAS?
À busca de explicações racionais para o universo do período pré-socrático seguiu-se um período de busca de explicações racionais para o próprio homem, suas capacidades, sua natureza, sua essência, e para as relações do homem com a...
tracking img