Pré sal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas em águas ultraprofundas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, aolongo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina eEspírito Santo, onde se encontram grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.2. Qual o volume recuperável declarado nas acumulações do pré-sal?

Os números são muito expressivos. O volume recuperável apenas com Campos de Lula e Sapinhoa, mais os volumes contratados na Cessão Onerosa, equivale a todo o volume de petróleo e gás já produzido pela Petrobras, desde a sua fundação até 2011.Volumes declarados até setembro de 2012:
Campo de Lula: 6,5 bilhões de barris.
Campo de Cernambi: 1,8 bilhões de barris
Poço de Sapinhoá: 2,1 bilhões de barris

Além desses campos, os volumes recuperáveis declarados da área da Cessão Onerosa atingem 5 bilhões de boe.3. O que representa o pré-sal no Plano de Negócios da Petrobras?

O pré-sal exige excelência em todas as frentes, da concepção e gestão de projetos ao fornecimento de bens e serviços, com ênfase especial na capacitação de pessoas. Os investimentos necessários para desenvolvero pré-sal estão totalmente contemplados no Plano de Negócios e Gestão 2012-2016.

Nossas estimativas em relação ao potencial do pré-sal hoje são superiores em relação às avaliações iniciais feitas na época da primeira descoberta. De acordo com o Plano, investiremos US$ 69,6 bilhões no pré-sal, dos quais 85% na Bacia de Santos. O investimento total no pré-sal, incluindo a parcela dosparceiros da Petrobras, é estimada em US$ 93 bilhões.

Saiba mais:

• Volume recuperável do pré-sal supera produção acumulada nos 58 anos da Petrobras

4. Quais as contribuições dopré-sal para o desenvolvimento da indústria brasileira?

Os desafios do pré-sal trazem também uma grande oportunidade de mercado para o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias de produção de óleo e gás em alto-mar, com escala de aplicação significativa.

O volume de negócios gerado pelo pré-sal para fornecedores de bens e serviços e para operadores da indústria de óleo egás é o fator impulsionador para a consolidação, no Brasil, de um dos principais polos tecnológicos dessa indústria no século XXI.

Grandes fornecedores de bens e serviços instalam no país suas unidades de produção e também encontram espaço para gerar tecnologia localmente junto com os centros de pesquisa.

A inovação direciona nossos esforços para a gestão de uma grande rede de...
tracking img