Pré projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
ILHA SOLTEIRA
FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA – FAISA

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA OBTENÇÃO DO SUCESSO DA EMPRESA

ILHA SOLTEIRA
Dezembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA OBTENÇÃO DO SUCESSO DA EMPRESA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação emAdministração da Faculdade de Ilha Solteira para obtenção do título de Bacharel em Administração na área de concentração de Gestão de Negócios.

Prof. Orientador: Edinaldo Gonçalves

ILHA SOLTEIRA
Dezembro de 2009
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivo geral 4
1.2 Objetivos específicos 5
1.3 Objetivos secundários 5
1.4 Justificativa 6
1.5 Caracterizaçãodo tema da pesquisa 6
1.6 Formulação do problema 7
2 REFERENCIAL TEÓRICO 8
2.1 Gestão de pessoas 8
2.2 Gestão de pessoas - A principal ferramenta para o sucesso 8
2.3 Processos de gestão de pessoas 9
2.4- Pessoas e as organizações. 10
2.4.1 Relacionamentos entre as pessoas e as organizações 11
2.5- Novo conceito sobre recursos humanos 12
3 METODOLOGIA 14
3.1 Conceitopesquisa 14
3.2 Pesquisa exploratória 14
3.3 Pesquisa qualitativa 15
3.4 Técnicas de coletas de dados 15
3.4.1 Dados secundários 15
3.5 Pesquisa proposta 15
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
5 CRONOGRAMA 17
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
1 INTRODUÇÃO

As pessoas passam boa parte da vida delas trabalhando nas organizações, conhecendo vários colegas de trabalhos e formando grupospara atingir um objetivo em comum com a empresa e em contra partida para crescerem profissionalmente. Os Recursos humanos na empresa devem obter o comprometimento das pessoas na realização das atividades visando atingir seus objetivos e propiciar a essas pessoas condições para atingir seus objetivos pessoais e individuais.
Deve - se investir nas pessoas, e criar um ambiente confortávelonde todos se sintam em casa e confortáveis fazendo com que sintam vontade de retornar, não por causa do salário, mas sim por elas gostarem do que fazem, e o local onde trabalham. São as pessoas que lidam com a tecnologia, criam e utilizam processos de trabalho, compõe a estrutura organizacional, fazem produtos e serviços e atendem os clientes são as pessoas que proporcionam a produtividade,qualidade e competitividade para as organizações não funcionam, não ha resultados nem sucesso e o sucesso dependo das competências das pessoas.
A construção dos fundamentos no Rh requer tempo e investimento e incluem coerência com os objetivos, a avaliação de desempenho, os sistemas de recompensa e os de treinamento e desenvolvimento que podem contribuir para o desempenho da empresa e suacontribuição ainda são maiores quando todas são consideradas, como elementos se um sistema de gestão.
Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura e o capital humano das organizações é o setor mais importante e partir daí o administrador devem focar suas atenções a este seguimento interno da organização.
A metodologia utilizada nestetrabalho será bibliográfica por intermédio de dados secundários coletados em livros, revistas e site especializados sobre o assunto.

1.1 Objetivo geral

A pesquisa tem o objetivo de analisar o setor de recursos humanos, como esse setor ou seus lideres influenciam no sucesso ou fracasso da empresa, e através dessa pesquisa obter o melhoramento e o sucesso da empresa.
Os objetivosda pesquisa devem estar bem claros e definidos para que haja definitivamente sucesso na empresa. Um desses objetivos certamente é ajudar a empresa a realizar seu trabalho com êxito, bem como possibilitar competitividade colaboradores e não simplesmente funcionários, mas essa relação tem que ser recíproca tanto do colaborador quanto da empresa, assim ambos necessitam de motivação.
Os...
tracking img