Pré projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

EDNILSON FERNANDES DOS SANTOS

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

DE SAÚDE:

UM DESAFIO CONSTANTE

TAGUATINGA-DF
2010

EDNILSON FERNANDES DOS SANTOS

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE

SAÚDE:

UM DESAFIO CONSTANTEProjeto de pesquisa com vistas à aprovação na disciplina de metodologia científica, apresentado ao prof° Gilberto, do 1° semestre do curso de tecnologia em gestão hospitalar da Faculdade LS.

Taguatinga-DF
2010

1- A humanização do atendimento nos serviços públicos de saúde: um desafio constante

2- Justificativa

O paciente foi perdendo suas marcas sociais epsicológicas para passar a ser objeto do saber reconhecido “cientificamente”. Ficou reduzido a uma máquina humana; seus aspectos emocionais, crenças e valores foram deixados a um segundo plano.
Diante da má valorização do indivíduo como ser humano, a humanização na área de saúde surgiu dos anseios das pessoas, trabalhadores e usuários dos serviços pela melhoria das práticas da saúde. Comisso, o número significativo de queixas dos usuários referentes aos maus tratos nos hospitais e a necessidade da valorização dos aspectos subjetivos e intersubjetivos na assistência fizeram com que os profissionais da área de saúde mental elaborassem uma proposta de trabalho voltada à humanização dos serviços hospitalares públicos e saúde, elaborando assim, um Programa Nacional de humanização daAssistência hospitalar (PNHAH).
O ato médico se “desumanizou” e passou a se configurar como ato repelidor dos conhecimentos habilitados pela ciência, tendo, assim, entrado no universo das séries de produção ( Schraiber, 1993; Troncon e CDs, 1998 apud Martins, 2001 p.25).
Segundo Serra (2000), as relações humanas, que caracterizam qualquer atendimento à saúde, é essencial agregar àeficiência técnica e científica uma ética que respeite as necessidades do usuário de saúde e do profissional, que acolha o desconhecido e imprevisível, que aceite os limites de cada situação.
Diante disso, a respectiva pesquisa pretende contribuir com os estudos da humanização em saúde e sua importância para os usuários de saúde e profissionais, informando os desafios a serem atingidos para amelhoria da qualidade do atendimento público à saúde da valorização dos profissionais desta área, como forma de aperfeiçoar a relação profissional-usuário.

3- Objetivo geral

Identificar quais os benefícios de uma assistência humanizada nos serviços públicos de saúde, tendo como base a implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH).

4- Objetivosespecíficos

4.1- Descrever qual o conceito da PNHAH, sua criação, objetivos e repercussão nos serviços de saúde;
4.2- Abordar a importância do aprimoramento das relações entre profissionais de saúde e usuários, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade;
4.3- Identificar quais os benefícios da valorização humana e subjetiva para os usuários e profissionais desaúde e a promoção da mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil.

5- Metodologia

O referido projeto terá como base o método bibliográfico, pautado nos autores que tratam do respectivo tema,visto que foram utilizadas várias fontes de pesquisa como livros e artigos científicos.
Uma pesquisa bibliográfica, segundo Gil (2002, p.44), é desenvolvida com base em material jáelaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.Os livros constituem as fontes bibliográficas por excelência.
E de acordo com Moretti (2008, p.14), uma pesquisa explicativa é mais complexa, pois além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. Um estudo explicativo da humanização em...
tracking img