Pré-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ-PROJETO DE DOUTORAMENTO

I.TÍTULO: Aspectos do desenvolvimento conceitual de alunos/as com Deficiência Visual incluídos na rede regular de ensino brasileira - (desenvolvendo competências socias, linguísticas, cinestésicas e emocionais das pessoas cegas)

II. INTRODUÇÃO

No Brasil começou-se a praticar a inclusão escolar de pessoas com deficiência no ensino regular, retirando-as dasescolas especializadas, ou seja, praticando uma maior abertura do modelo segregativo, sobretudo nas regiões sul e sudeste do país, à partir de meados da década de 90, final do século XX.

Isto aconteceu, sobretudo, devido a Declaração de Salamanca - fruto do consenso de 94 países reunidos na cidade de Salamanca na Espanha em 1994 - uma espécie de Declaração dos Direitos Universais das pessoascom necessidades educacionais especiais, dentre as quais estão inclusas os deficientes sensoriais, físicos e mentais.

A Declaração de Salamanca marca, portanto, em termos mundiais, o nascimento teórico do termo inclusão para designar, segundo Sassaki (1997) o processo pelo qual a sociedade adapta-se para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e,simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.



III. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Fica claro que a escola brasileira está principiando no paradigma da inclusão, ao se tomar como ponto de partida a reflexão de Sassaki (1997) sobre a idéia principal da inclusão social se constituir num processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedadebuscam, em parceria, resolver conflitos oriundos desta inclusão, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.

O que se observa no cotidiano escolar brasileiro é que tanto a rede regular de ensino quanto a especializada, apesar do discurso inclusivo atual, estão calcadas num modelo onde a homogeneidade entre os alunos/as é desejada, uma vez que o tempo para umatendimento individualizado é inexistente, a metodologia é única para todas as aulas e, em sua maioria, pautada em aulas do tipo expositivas, além da corriqueira prática de salas de aula superlotadas. Todas estas questões são de certa forma graves impedimentos para uma inclusão positiva.

Mais especificamente este estudo será efetuado para determinar a situação atual dos alunos deficientes visuais queestão incluídos em salas de aula comuns do ensino regular, ou seja, estudantes de escolas não especializadas; e que tipo de apoio estes recebem para que de fato aconteça uma verdadeira inclusão que não negue ou negligencie as diferenças existentes neste grupo “especial”. Também tratará de desvelar possíveis adaptações curriculares necessárias a uma efetiva inclusão destes indivíduos, bem comosugestão de encaminhamentos metodológicos inovadores e inclusivos.


IV. ÂMBITO DE ESTUDO

Num mundo eminentemente visual, cuja produção acadêmica e respectivas pesquisas atendem prioritariamente ao paradigma da normalidade e da homogeneidade, convém indagar o desenvolvimento cognitivo em crianças cegas.

Esta pesquisa partirá da análise subjetiva de experiências pessoais paraposteriormente levantar as perspectivas da efetiva inclusão no âmbito pedagógico, propondo metodologias que melhor atendam as necessidades desta clientela específica; ou seja, pretende contribuir com o discurso metodológico atual acerca da inclusão de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira.

Portanto resume-se o presente objeto de estudo numa pesquisa qualitativa decomo se dá e de como é efetivamente percebido por seus atores o processo de escolarização da criança/educando com deficiência visual, à luz da literatura especializada, com vistas à sua inclusão em classes seriadas do Ensino Regular. Buscará evidenciar se há na perspectiva do professor não especializado, através de relatos de experiências, diferenças substanciais entre este grupo específico e os...
tracking img