Pré projeto para disciplina de arte

1.0 INTRODUÇÃO


Segundo a Secretaria de Educação Fundamental (1997), na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto à dos outrosconhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
Escher em suas obras trabalha a metamorfose, o relativismo, o impossível. Tornando-se extremamente importante para a arte contemporânea. Pois, onde muitosrelatam a realidade das figuras, ele simplesmente ultrapassa o real levando o ser a questionar aquilo que seria impossível. Mostrando que as percepções que temos de mundo podem ser alteradas eampliadas.Assim como a predominância da matemática em suas obras, que nos traduz o realismo existente, sendo superado por transformações.
“A arte serve para aprender a realidade, desenvolver a percepção, aimaginação e a capacidade de análise, o que permitira ao individuo relacionar-se com a realidade percebida e desenvolver a criatividade transformadora. ( REIS; CHAVES, 2004)



2.0 PRÉ PROJETOPARA DISCIPLINA DE ARTE
Será proposto à turma,com um mês de antecedência, uma visita a Exposição do artista M.C. Escher. Onde o tema faz jus a exposição “ O mundo mágico de Escher”.Será pedidaautorização dos pais para que permitam seus filhos participarem, como também o dinheiro para locação do ônibus que sairá da porta da escola e retornará a mesma no final. A turma formará 2 grupos quereceberão algumas tarefas, o primeiro ficará responsável pela pesquisa da vida do artista e confecção de cartazes; e o segundo com pesquisa das obras e confecção de cartazes das mesmas, de maneira queeles venham fazer alusão as obras de Escher. Esses dois grupos se subdividirão em grupos menores de modo que dividam as tarefas. Ficará a critério deles essa divisão para que tenham mais afinidade unscom os outros. Essa pesquisa servirá apenas para conhecimento do assunto, pois a vivência dele acontecerá na semana do projeto.
Na execução deste projeto , os alunos aprenderão a trabalhar em...