Pré projeto para disciplina de arte

1.0 INTRODUÇÃO


Segundo a Secretaria de Educação Fundamental (1997), na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
Escher em suas obras trabalha a metamorfose, o relativismo, o impossível. Tornando-se extremamente importante para a arte contemporânea. Pois, onde muitosrelatam a realidade das figuras, ele simplesmente ultrapassa o real levando o ser a questionar aquilo que seria impossível. Mostrando que as percepções que temos de mundo podem ser alteradas e ampliadas.Assim como a predominância da matemática em suas obras, que nos traduz o realismo existente, sendo superado por transformações.
“A arte serve para aprender a realidade, desenvolver a percepção, aimaginação e a capacidade de análise, o que permitira ao individuo relacionar-se com a realidade percebida e desenvolver a criatividade transformadora. ( REIS; CHAVES, 2004)



2.0 PRÉ PROJETO PARA DISCIPLINA DE ARTE
Será proposto à turma,com um mês de antecedência, uma visita a Exposição do artista M.C. Escher. Onde o tema faz jus a exposição “ O mundo mágico de Escher”.Será pedidaautorização dos pais para que permitam seus filhos participarem, como também o dinheiro para locação do ônibus que sairá da porta da escola e retornará a mesma no final. A turma formará 2 grupos que receberão algumas tarefas, o primeiro ficará responsável pela pesquisa da vida do artista e confecção de cartazes; e o segundo com pesquisa das obras e confecção de cartazes das mesmas, de maneira queeles venham fazer alusão as obras de Escher. Esses dois grupos se subdividirão em grupos menores de modo que dividam as tarefas. Ficará a critério deles essa divisão para que tenham mais afinidade uns com os outros. Essa pesquisa servirá apenas para conhecimento do assunto, pois a vivência dele acontecerá na semana do projeto.
Na execução deste projeto , os alunos aprenderão a trabalhar em grupo,a expor sua opinião e respeitar a dos outros. A redigir um texto e a pesquisar.Como também, a olhar com sensibilidade avida de um artista, explorando suas obras. Poderá investigar possibilidades e não reproduzir relações conhecidas.
A disciplina de arte estará interdisciplinarizando com a de História, porque estará pesquisando a vida do artista, o seu passado, seu modo de viver em sociedade. EmLíngua Portuguesa, pois eles reproduzirão textos, onde a gramática será verificada. Também com Geografia, para falar um pouco de espaço e tempo.E sobretudo com amatemática, pois as obras de Escher explora as figuras geométricas, fazendo a metamorfose dessas figuras.
As atividades podem ser realizadas em qualquer turma, pois dependerá da disponibilidade do professor em executar o projeto,juntamente com o interesse do aluno em participar e a colaboração da escola. Havendo o interesse de todos, a própria escola pode mobilizar todas as turmas para execução do projeto. Aqui trabalharemos com uma turma de 5º ano do 1º segmento.
Os materiais necessários para toda execução serão: cartolinas, canetas coloridas, vídeos, espelhos, papel ofício, tesoura, papel cartão, tintas guache, CanetasPiloto, garrafas pet, bola de isopor, papel alumínio, jornais usados.
No primeiro dia do projeto, abordaremos um pouco sobre a vida do artista; falaremos da preparação para o dia seguinte, que por sinal será a visita a Exposição; Comentaremos sobre o lugar onde iremos , por quanto tempo estará a exposição naquele lugar.Como atividade do dia, eles terão que em grupos de cinco alunos, reproduzir comrecortes de jornal e papel colorido uma arte e terão que dar um nome a mesma.
No segundo dia será o dia da visita a Exposição, que acontecerá no horário de aula. Neste dia o professor acompanhará os alunos durante a visita, tirando as dúvidas cabíveis, evitando deixá-los dispersos.
No terceiro dia sucessor a visita, falaremos um pouco mais sobre tudo o que viram e participaram. E como tarefa,...
tracking img