Pré -projeto modelo de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O mundo vem passando por diversas transformações; principalmente, no aspecto social. A educação é o aspecto que mais sofre mudanças, já que as exigências do mundo globalizado são bem maiores do que algum tempo atrás. Neste sentido há uma grande necessidade dos educadores do século XXI, buscar habilidades e competências para aperfeiçoar a sua práxis pedagógica; devido às mudançasque ocorre.
Portanto desenvolver uma práxis pedagógica no ambiente infantil; não é uma missão muito fácil; pois se sabe que a criança é um ser essencial e ativo; e que precisa de estimulo para desenvolver o seu próprio conhecimento, e que precisa ter diversas oportunidades para estabelecer interações, haja vista que ao ingressar à escola traz consigo uma bagagem de vivência familiar, portantodiversas linguagens do mundo que estão a sua volta. Neste sentido as múltiplas linguagens, indispensáveis para o seu entendimento de mundo.
No entanto devido à peculiaridade de conhecimento formal, o trabalho com educando não pode se restringir a transmitir conhecimento, mas devem incluir, também, formas de apropriação de conhecimentos posto como instrumento de comunicação. Por essa razão é de sumaimportância ressaltar a necessidade dos educadores conhecerem as diversas formas de expressão das linguagens das crianças.
O presente projeto de pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a temática “AS MULTÍPLAS LINGUAGEM: uma nova proposta curricular na Educação Infantil para evitar as dificuldades de aprendizagem”. Deste modo ressalta-se a importância de trabalhar a múltipla linguagem nocurrículo da Educação Infantil, e de verificar a prática pedagógica do educador.

1.1 - SITUAÇÕES PROBLEMA

Toda e qualquer comunicação humana é linguagem. Portanto as múltiplas linguagens favorecem o ser humano interagir com o mundo a sua volta. Neste entendimento percebe – se que o processo de aprendizagem é importante a valorização da leitura e da escrita. Desta forma indaga-se: Comocompreender e implementar a prática pedagógica das múltiplas linguagens na Educação Infantil

1.2 - QUESTÕES NORTEADORAS

• Como a prática das múltiplas linguagens no currículo da Educação Infantil poderá contribuir para o desenvolvimento do processo ensino – aprendizagem da criança na Educação Infantil?
• Como implementar a prática pedagógica das múltiplas linguagens no currículo da EducaçãoInfantil?
• Qual a importância da formação continuada do professor para desenvolver a prática pedagógica com as múltiplas linguagens?

1.3 - JUSTIFICATIVA

Na sociedade contemporânea a informação e o conhecimento estão torna-se disponíveis e diversificados entre as pessoas. Embora se saiba que o ser humano não se define por apenas uma forma de expressão, destaca-se aqui que muitas dessaslinguagens ficam secundarizadas na escola, em função de razões históricas que explicam a supremacia da linguagem escrita em detrimento de outras formas de linguagem, a partir da crença de que somente a palavra escrita é importante e fundamental para o processo de ensino aprendizagem e como instrumento de cidadania.
Neste sentido; cabe ao educador está habilitado para provocar na criança, descobertasdas várias formas de linguagem. Pois sabemos que a linguagem reveste-se de um caráter comunicativo que, ao mesmo tempo em que comunica algo, permite dizer alguma coisa também. Daí se dizer que toda e qualquer forma de linguagem representa uma riqueza de possibilidades, desde que, faz necessário lembrar, que a criança tem acesso às especificidades de cada uma delas, para que, desse modo, possadesfrutar de todas, apropriando-se de cada uma de maneira particular, o que significa, no ensino formal, reconhecer nelas particularidades que não as colocam em ordem hierárquica de importância, mas em situação de igualdade face ao que cada uma representa. Por isso se justifica dar tanto valor às variadas experiências humanas que, no conjunto, formam o acervo de manifestações de que se vale o homem...
tracking img