Pré-projeto educação fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1721 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMÁTICA




É natural o homem movimentar-se. A ação corporal faz parte de seu cotidiano, na realização de atividades corriqueiras da vida principalmente em comunidades ribeirinhas como é o caso dos alunos pesquisados. No tempo e no espaço, variam as formas de o homem realizar atividade e exercício físicos, mudaram também os fins que buscavam por meio deles. Atualmente, notocante exercício físico, deve estar sempre presente em sua pratica o conceito de wellness, termo que significa sentir-se bem, estar bem, satisfeito e motivado, com boa saúde, o que implica a manutenção da atividade física por um longo período.

De acordo com as observações realizadas nas aulas de Educação Física, percebemos certa resistência às atividades físicas escolares em relação àalguns alunos, onde dentro das observações, percebemos que a Igreja evangélica local, desmotiva seus irmãos estudantes de participarem das aulas de Educação Física escolar, pois segundo a instituição, as aulas de educação física cultuam o corpo, e o esporte incentiva a disputa entre seus participantes, algo que vai de encontro aos princípios da Igreja. A partir desses problemas observados nosdespertou grande interesse em realizar um trabalho de pesquisa na Escola Luiz de Souza Lacerda, Comunidade de Jurupary Município de Afuá-Pa, já que as atividades físicas são sinônimo de bem estar e saúde, então sua ausência na vida do ser humano implica em poucos movimentos, onde possivelmente tornará sedentário alguns alunos dentre os pesquisados, com pouca disposição no seu cotidiano e vulnerável hávários tipos de doenças decorrentes do sedentarismo como: coração, obesidade, enfraquecimento dos ossos entre outras.

JUSTIFICATIVA



Após a problematização entorno da intervenção religiosa no sentido da não pratica das atividades físicas nas aulas de Educação Física, entre alguns alunos de 5ª à 8ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz de Souza Lacerda, provocou nossapreocupação, no sentido de alertar esses alunos e a Igreja a importância da prática de atividades físicas regulares, pelo menos nas aulas de Educação Física, que consideramos um grande avanço, para sensibilizar esses alunos e quebrar aos poucos a resistência imposta pela igreja às atividades físicas, que é de suma importância para prevenir de doenças decorrentes da não prática da Educação Física e também dasimplicações da Lei devido a sua não participação nas aulas.





















OBJETIVOS

GERAL

• Conscientizar os alunos pesquisados da importância de sua participação nas aulas de Educação Física.

ESPECÍFICOS

• Verificar as reais necessidades de trabalhar a Educação Física envolvendo os alunos evangélicos.
• Conscientizar os alunos e a Igreja daimportância de um comportamento regular de atividades físicas para se prevenir futuramente de doenças.
• Trabalhar a prevenção do sedentarismo nas aulas de Educação Física;


















HIPÓTESES



Em resposta ao problema desta pesquisa levantamos algumas hipóteses, para dar rumo a esta pesquisa. Há alguns alunos que não estão praticando atividades físicasdurante as aulas de Educação Física, onde dentre as hipóteses levantadas foram: a influência religiosa através da proibição da igreja; a chegada dos benefícios federais e estaduais onde as pessoas vão poder comprar feito ao invés de fazer; posição social, econômica e política, o problema nos fez refletir entorno dessas hipóteses levantadas onde parte dessas duvidas ou quem sabe todas elas possamser respondidas através da pesquisa de campo por meio dos questionários que iremos aplicar e avaliar.
























5 – Fundamentação Teórica


“[...] na perspectiva da fundamentação do saber pode ser entendida a partir do significado do método experimental, estabelecido em torno da relação de causa-efeito e dos conceitos de...
tracking img