Pré - projeto de tcc. a importancia na leitura.

1 INTRODUÇÃO

A relevância da leitura como um fator possibilitando do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e da sua inserção social nas sociedades letradas, há muito tem sido identificada ediscutida por pesquisadores e educadores. Neste cenário, o papel do ensino da leitura. Reflexão sobre qual tem sido a contribuição da escola na formação de leitores críticos e reflexivos, na sociedadeatual. Norteada pela seguinte questão: será que a escola tem favorecido o desenvolvimento de sujeitos-leitores? Deste modo, serão tecidas breves considerações acerca do objetivo original do projeto dealfabetização nas sociedades industrializadas e suas implicações sobre o ensino de leitura na atualidade, discutindo-se o papel da sociedade, da escola e do professor na concretização de um projetosocial de leitura à luz do confronto das concepções dos teóricos abordados. É partindo também dessas perspectivas teóricas que se tecem comentários sobre a formação de professores e suas condições de vidae trabalho, apontando-se a mudança de concepção de leitura por parte destes profissionais, aliada às mudanças destas outras duas variáveis acima citadas.
O objetivo da pesquisa referida é analisar onivel de leitura dos alunos que estão cursando o 1º ano do ensino fundamental, propiciando a Identificação do nível de leitura dos alunos, Conhecimento prévio, atividades variadas que resultam naaprendizagem significativa e entrevista com os educadores.Conceituamos como objeto de estudo de pesquisa a temática “A importância na leitura no 1ª ano das Series Iniciais do ensino fundamental”, essaescolha decorreu na convivência na escola. A pesquisa de campo na escola Edilsa Maria Batista.









REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ensinos e a aprendizagem da leituraO ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica particular ao homem: sua capacidade de interação com o outro...