Pré - projeto de tcc. a importancia na leitura.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3554 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A relevância da leitura como um fator possibilitando do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e da sua inserção social nas sociedades letradas, há muito tem sido identificada e discutida por pesquisadores e educadores. Neste cenário, o papel do ensino da leitura. Reflexão sobre qual tem sido a contribuição da escola na formação de leitores críticos e reflexivos, na sociedadeatual. Norteada pela seguinte questão: será que a escola tem favorecido o desenvolvimento de sujeitos-leitores? Deste modo, serão tecidas breves considerações acerca do objetivo original do projeto de alfabetização nas sociedades industrializadas e suas implicações sobre o ensino de leitura na atualidade, discutindo-se o papel da sociedade, da escola e do professor na concretização de um projetosocial de leitura à luz do confronto das concepções dos teóricos abordados. É partindo também dessas perspectivas teóricas que se tecem comentários sobre a formação de professores e suas condições de vida e trabalho, apontando-se a mudança de concepção de leitura por parte destes profissionais, aliada às mudanças destas outras duas variáveis acima citadas.
O objetivo da pesquisa referida é analisar onivel de leitura dos alunos que estão cursando o 1º ano do ensino fundamental, propiciando a Identificação do nível de leitura dos alunos, Conhecimento prévio, atividades variadas que resultam na aprendizagem significativa e entrevista com os educadores.Conceituamos como objeto de estudo de pesquisa a temática “A importância na leitura no 1ª ano das Series Iniciais do ensino fundamental”, essaescolha decorreu na convivência na escola. A pesquisa de campo na escola Edilsa Maria Batista.









REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ensinos e a aprendizagem da leitura
O ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica particular ao homem: sua capacidade de interação com o outro atravésdas palavras, que por sua vez estão sempre submetidas a um contexto. Desta forma as autoras afirmam que a recepção de um texto nunca poderá ser entendida como um ato passivo, pois quem escreve o faz pressupondo o outro. Desta forma, a interação leitor-texto se faz presente desde o início de sua construção.Nas trilhas do mesmo entendimento, Souza (1992) afirma:
"Leitura é, basicamente, o ato deperceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).
Dessa forma, um leitor crítico não é apenas um decifrador de sinais, mas sim aquele que se coloca comoco-enunciador, travando um diálogo com o escritor, sendo capaz de construir o universo textual e produtivo na medida em que refaz o percurso do autor, instituindo-se como sujeito do processo de ler.Nesta concepção de leitura onde o leitor dialoga com o autor, a leitura torna-se uma atividade social de alcance político. Ao permitir a interação entre os indivíduos, a leitura não pode ser compreendida apenascomo a decodificação de símbolos gráficos, mas sim como a leitura do mundo, que deve ser constituída de sujeitos capazes de compreender o mundo e nele atuar como cidadãos. Vislumbramos em Freire (1989)
Este olhar sobre leitura quando nos diz que a "leitura do mundo" precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre otexto e o contexto.
A leitura crítica sempre leva a produção ou construção de um outro texto: o texto do próprio leitor. Em outras palavras, a leitura crítica sempre gera expressão: o desvelamento do SER leitor. Assim, este tipo de leitura é muito mais do que um simples processo de apropriação de significado; a leitura crítica deve ser caracterizada como um estudo, pois se concretiza numa...
tracking img