Pré- natal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE ENFERMAGEM
Cintia Muniz, Gabriela Muniz, Joanna Carla, Ingrid Maria, Irani Lopes





Pré-natal: Indispensável à saúde da mulher



Recife-PE, 2012

Cintia Muniz, Gabriela Muniz, Joanna Carla, Ingrid Maria, Irani Lopes

Pré-natal: indispensável à saúde damulher

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão da Disciplina de Metodologia da Ciência do curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau, sob orientação da Prof. Elisângela Ramos Castanha, PhD.

Recife-PE
2012SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 01
02

2 JUSTIFICATIVA 03

3 OBJETIVOS 03
3.1 GERAL 03
3.2 ESPECÍFICOS 03

4 METODOLOGIA04
4.1 TIPODE ESTUDO 04
4.2 LOCAL DE PESQUISA 04
4.3 AMOSTRA 04
4.4 COLETA DE DADOS 04
4.5 ANÁLISE DOS DADOS 04

5 CRONOGRAMA 05

6 ORÇAMENTO 06

7 CONSIDERAÇÕES ÉTICAS 06

8 RISCOS E BENEFÍCIOS 06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
INTRODUÇÃOObjetivando promover a saúde da gestante e de seu feto, a assistência pré-natal é composta por uma série de atividades que promove ações que previne riscos e complicações no período gestacional. A ausência ou até mesmo o mal acompanhamento de tal assistência esta comprovadamente associada a uma alta estatística de morbi- mortalidade materna e perinatal. (Carla Vitola Gonçalves, 2009).O programa de assistência integral à saúde da mulher e da criança (PAISM e PAISC) foi implantando na década de 80 pelo Ministério da saúde e demais organizações visando diminuir e resolver os problemas mais prevalentes que é a alta incidência de morbidade e mortalidade, com isso o acesso a todos, a igualdade sem distinção de poder financeiro nem racial, a descentralização de gestão administrativae a integração dos serviço de saúde passaram a ser prioridade pelos políticos (SANTOS, 2000).
Essa assistência não pode evitar as principais complicações do parto em mulheres destinadas a esta experiência, mas tem uma grande eficiência quando realizada com sucesso, dando prioridade a um bom acompanhamento por um excelente profissional.
Nesta fase em que a mulher se encontra totalmentefrágil, confusa consigo mesma, sem entender direito as modificações pelo qual seu corpo ira passar, tudo o que ela necessita é do apoio de um profissional que lhe esclareça as dúvidas e anseios sobre esse assunto, um profissional que lhe passe segurança no que faz e no que lhe orienta.
Muito já foi feito pela saúde da gestante no Brasil, mas ainda a uma insatisfação em diversos níveis que poderiamser melhorados com aprimoramentos dos programas implantados (Denise Siqueira, 2004).
É de grande importância o interesse e a participação do enfermeiro nas equipes de PSF, pois fortalece o modelo assistencial, com seu comprometimento e profissionalismo colocando em prática tudo o que foi por ele aprendido. Mas é também visto que o seu papel é repleto de dificuldades e superações, no que serefere a condições de trabalho, a desestabilidade empregatícia, a grande responsabilidade para com a vida do outro e acima de tudo a desvalorização financeira de sua profissão (SALGADO, 2002).
É bem verdade que a gestante é o foco principal desse processo, mas o interessante é que se possa incluir a família também, para que juntos possam ter mais força e segurança nesse momento tão especial e...
tracking img