Pré-modernismo

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Sumário

1. Introdução……………………………………………………………………………..3

2. O Pré-modernismo…………………………………………………………………….4
3.1 Aspectos introdutórios…………………………………………………………5
3.2 Contexto histórico…………………………………………….………………..5
3.3 Características………………………………………….………………………6
3.4 Principais representantes e obras……………………………..……………….6
3.5.1 Euclides daCunha………………………………….………………….7
3.5.2 “Os sertões”……………………………………………………………7

3. Conclusão…………………………………………………………..…………………..8

Referências Bibliográficas………………………………………...……………………….9

Introdução

A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar os fatos, ocorrências, conseqüências de um dos períodos da nossa Literatura, o Pré-Modernismo.
Tentaremos mostrar claramente, com amelhor das intenções, os fatos e características de tal assunto, e também através da realização deste trabalho, procuraremos tirar o maior proveito para o nosso aprendizado, buscando colher mais informações úteis que sejam satisfatórias para que por meio da pesquisa, nós possamos engrandecer o nosso conhecimento.

O Pré-modernismo

O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciaisdeste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu de ponte para unir os conceitos prevalecentes do Parnasianismo, Simbolismo, Realismo e Naturalismo.
O pré-modernismo não foi uma ação organizada nem um movimento e por isso deve ser encarado como fase.
Não possui um grande número de representantes mas conta com nomes de imenso valor para a literatura brasileiraque formaram a base dessa fase.
O pré-modernismo, também conhecido como período sincrético. Os autores embora tivessem cultivado formalismos e estilismos, não deixaram de mostrar inconformismo perante suas próprias consciências dos aspectos políticos e sociais, incorporando seus próprios conceitos que abriram o caminho para o Modernismo.
Essa foi uma fase de uma grande transição que nosdeixou grandes jóias como Canaã de Graça Aranha; Os Sertões de Euclides da Cunha; e Urupês de Monteiro Lobato.
O que se convencionou em chamar de Pré-Modernismo, no Brasil, não constitui uma escola literária, ou seja, não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa toda umavasta produção literária que caracterizaria os primeiros vinte anos deste século. Aí vamos encontrar as mais variadas tendências e estilos literários, desde os poetas parnasianos e simbolistas, que continuavam a produzir, até os escritores que começavam a desenvolver um novo regionalismo, outros preocupados com uma literatura política e outros, ainda, com propostas realmente inovadoras.
Porapresentarem uma obra significativa para uma nova interpretação de realidade brasileira, bem como pelo valor estilístico, limitaremos o Pré-Modernismo ao estudo de Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos. Assim, abordaremos o período que se inicia em 1902 com a publicação de dois importantes livros - Os sertões, de Euclides da Cunha e Canaã, de Graça Aranha - ese estende até o ano de 1922, com a realização da Semana da Arte Moderna.

Aspectos Introdutórios

O Pré-modernismo foi um passagem muito importante no Brasil. Uma lembrança marcante, da literatura em geral, que foi sendo “refeita” e/ou “adaptada” ao longo do tempo para que possamos saber lidar melhor com a leitura. Neste trabalho, citaremos um grande representante do Pré-modernismo,Euclides da Cunha, e uma obra conhecida.

Contexto Histórico
Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil começa a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana: com a posse do paulista Prudente de Morais, primeiro presidente civil, inicia-se a "República do café-com-leite", dos grandes proprietários rurais, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre modernismo
  • Pre Modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré modernismo
  • Pré-modernismo
  • pre modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré-Modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!