Práticas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As práticas educativas familiares em relação à psicologia estão muito próximas do que eram na década de 50 as praticas educativas escolares. Neste caso o conjunto de conhecimentos da família selecionam e proporcionam disciplinas psicológicas, sociológicas e etc. é importante ressaltar que embora nos últimos anos tenham sido grandes as tentativas de elaboração de teorias econhecimentos específicos desta área, é importante lembrar que é uma área incipiente mas muito promissora.
Conteúdos tanto atribuídos as famílias de forma educativa e indiretamente educativas como também as idéias sobre o desenvolvimento dos pais são abrangentes nos conteúdos trabalhados. Para uma maior aproximação da família será tratado de forma breve, formações de famílias e seus diversos problemascomo a intervenção psicopedagógica.

2. VALORES CULTURAIS, PARTICIPAÇÃO ORIENTADA E INFLUÊNCIA EDUCATIVA
“Independentemente das práticas paternas que os filhos e as filhas assimilam, valorizadas positiva os negativamente, o processo pelo qual q criança as aprende é por meio da participação orientada. A estrutura das situações nas quais as crianças participam e sua relação com outras pessoas asajuda a assimilar uma maneira de entender o mundo pela qual participam na vida cotidiana (...).
(...) Se quisermos entender os processos pelos quais as crianças chegam a alcançar as habilidades que lhes permitem participar nas atividades das outras pessoas (...) é preciso levar em conta as circunstancias e as metas da família e da comunidade(...).
(...) Entender as diferenças culturais eindivíduos é essencial para compreender o processo de participação, orientação e próprio processo de desenvolvimento (...) Assumen que os grupos definidos culturalmente tenham metas e praticas educativas que se adaptem.” Rogoff (1993, p. 158-159)
A citação destaca de forma clara a diferença cultural como atribuição do desenvolvimento e também dá formas especificas para alcançar tal objetivo. O sucesso docontexto familiar também se dá a esse principio como a definição: o que é família?, quais suas funções? O que elas oferecem a para que um de seus membros aprendam e se desenvolvam.
Bárbara Rogoff (1993) tem um trabalho “que examina com se produzem os processos de participação orientada em culturas muito diversas quanto ao seu grau de complexidade.” Em sua obra a autora se refere a grandequantia de diferenças que existem em nossa cultura.
Diferenças culturais que são encontradas em diversos aspectos (exemplo da linguagem dirigida a uma criança) principalmente no “conhecimento que as crianças podem ir construindo referente a vida adulta.” A separação de idades em nossa sociedade faz com que as crianças aprendam habilidades para se adaptarem a tais situações, já que no contextofamílias o jovem aprende o que se considera necessário. Com isso tudo as oportunidades de muitas crianças são poucas na participação do cotidiano de seus familiares, como trabalho dos pais, e isso acaba com que a criança acabe tendo “seu próprio mundo”
A autora observa que se uma criança tem o seu desenvolvimento em uma cultura onde estão lado a lado com o “mundo adulto” essas tem um papel de ação mesmoque em questão de observação. Assim aprendem a serem críticos de sua vida em sua comunidade e de sua própria vida dentro dela.
Surge assim um fato significativo para uma criança que é o fato da possibilidade de sua própria participação; assim as crianças passam a ser ativas nas atividades de seus pais. Contudo a criança passa a entender o custo de um erro, assim podemos entender o porquê não sepassam responsabilidades para crianças até que estejam preparadas para assumi-los.
Segundo Rogoff os pais “constroem pontes que ajudam as crianças a entender as novas situações, mas sua influencia maior reside na determinação que fazem das atividades que estão ao alcance da criança e quais não; o que observar, qual o tipo de participação é permitido e quem serão os seus companheiros....
tracking img