Prática psicomotora aucouturier educativa e preventiva

Páginas: 10 (2443 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
PRÁTICA PSICOMOTORA AUCOUTURIER

EDUCATIVA E PREVENTIVA

DEZEMBRO, 2009

Introdução

Foi solicitada a equipe de psicomotricidade da escola realizar uma palestra no início do ano letivo para que os pais e responsáveis das crianças que estão entrando agora na escola possam conhecer o trabalho desenvolvido.

Assim, nossa palestra tem como objetivo apresentar a esses pais e responsáveis,o que é a Prática Psicomotora Aucouturier, mais especificamente a Prática Preventiva Educativa.

Com tal finalidade elaboramos um material teórico a ser apresentado em palestra para o público acima citado, contando também com a apresentação de slides com fotos.

Dispomos ainda de um pequeno vídeo idealizado pelas crianças que já desenvolvem essa atividade na escola, e produzimoseste vídeo como uma ilustração da PPA para apresentar aos pais.

Todos os materiais citados encontram-se em anexo.

O QUE É PSICOMOTRICIDADE?

A psicomotricidade, hoje uma área de conhecimento que situa-se dentro do vasto campo da psicologia, tem como premissa fundamental o entendimento do homem como um ser integral, devendo ser compreendido em seus diversos aspectos, físico, cognitivo esocial e, que toma como ponto de partida para seus estudos, o corpo em movimento. E é tomando como referência o desenvolvimento infantil que podemos observar amplamente suas teorias e conceitos a cerca da importância do movimento, da expressão corporal, para todo o subseqüente desenvolvimento psíquico do ser.

Estudos da psicomotricidade nos levam a perceber que todo movimento da criança estáintimamente ligado as suas representações mais inconscientes e, que suas ações e comportamentos expressos pela motricidade são capazes de revelar importantes conteúdos do mundo interno da criança.

A psicomotricidade baseia-se, portanto na maturação do indivíduo e assim, tem como público alvo basicamente as crianças, que se encontram em contínuo processo de desenvolvimento psíquico e motor desde onascimento, até alcançar sua maturação completa. Por esta razão a psicomotricidade tem ocupado um lugar cada vez mais importante na educação infantil.

Mas é preciso entender ainda que existem diversas correntes teóricas a cerca da psicomotricidade, por isso abordaremos especificamente a Prática Psicomotora Aucouturier, que possui um referencial teórico-prático muito específico.

PRÁTICAPSICOMOTORA AUCOUTURIER

A Prática Psicomotora Aucouturier foi criada pelo francês Bernard Aucouturier. Sua primeira formação acadêmica foi a de educador físico, mas se interessava muito mais pela pedagogia do movimento do que pelas atividades mecanicistas e repetitivas da educação física. Por esta razão sua vida profissional começou a percorrer caminhos que mais tarde o levaram a criação daprática psicomotora Aucouturier.

Ao trabalhar com crianças que apresentavam deficiências morfológicas e respiratórias, Bernard começa a observar a estreita relação entre a morfologia apresentada pela criança, e a sua história hereditária, como também as relações tônico-emocionais vivenciadas por esta criança e as pessoas que se encontram ao seu redor.

Ele passa então a respeitar o modo comocada criança se apresenta corporalmente. A maneira postural de ser, passa a ser vista, portanto, como uma expressão de si mesmo. Neste momento, Bernard dá início a um trabalho que visa respeitar a criança em seu desenvolvimento, acompanhá-la nesse longo processo, indo de acordo com as possibilidades corporais de cada um.

E o que ele percebe é o imenso prazer vivido pelas crianças emsituações onde elas estão livres corporalmente e afetivamente para brincar, como durante as sessões onde as crianças eram livres para brincar, utilizando os mais diversos tipos de materiais, além da exploração do espaço, do ritmo, da voz, da linguagem.

Isso o levou a confirmar suas primeiras teorias sobre a relação entre o esquema corporal e as experiências sensório-motoras e as interações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SÍNTESE REFLEXIVA DO TEXTO “Concepções gerais educativas a partir das quais a prática psicomotora educativa e...
  • PRATICAS PSICOMOTORA
  • pratica educativas
  • Prática educativa
  • Prática educativa
  • Práticas educativas
  • pratica educativa
  • Praticas educativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!