Prática pedagógica na educação infantil

Páginas: 18 (4288 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
1 INTRODUÇÃO........................................................................... 03
2 PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. .......... 04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................14
REFERÊNCIAS.............................................................................15
APÊNDICE 1 – QUESTÃOINDIVIDUAL......................................16



1 INTRODUÇÃO

Os objetivos da PA serão de demonstrar que a educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança. É na creche ou pré-escola que os pequenos começarão a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, e adesenvolver suas habilidades e construir conhecimento.
A Educação Infantil passa a ser vista como a indissociabilidade do educar e cuidar. Cuidar no sentido de que as necessidades básicas da criança sejam atendidas e educar, porque se devem oferecer à criança possibilidades de descobertas e aprendizados. Precisamos ter consciência de que podemos preparar nossas crianças desde bebês para oexercício da cidadania.
A realização desta PA trouxe conhecimentos importantes para a minha formação, pois pude compreender que a pré-escola vai muito além do processo de alfabetização das crianças, e que a creche não pode ser tratada e vista apenas como local seguro para as mães deixarem seus filhos.
Foi de grande importância o que aprendi nas disciplinas cursadas nesta UTA: Metodologia do Ensino deLiteratura Infanto-Juvenil, Ludicidade, Educação Infantil Fundamentos, Educação Infantil-Metodologias/Procedimentos e Pesquisa e Prática Profissional-Educação Infantil, de onde adquirimos conhecimentos para a realização da mesma.
Nesta PA será abordada a importância da utilização do lúdico como recurso pedagógico pelos professores, a diferença do cuidar e educar, a importância do trabalho demediação do professor e os procedimentos que devem ser realizados para obter uma boa formação de leitores, cada vez mais proficientes na leitura em todos os níveis.
Serão relatados os principais fatos históricos que contribuíram para o surgimento das creches, jardim da infância e pré-escola, como um direito à educação das crianças de todas as camadas sociais.
Observaremos que o professor deverá estarconsciente da sua importância para a formação da criança e entender que sua tarefa não é apenas de transmitir ensinamentos e sim, antes de tudo, exercer uma certa influência sobre a personalidade como um todo.

2 PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A arte de educar e de cuidar das crianças são características da raça humana e se fez presente nas diferentes sociedades,refletindo em políticas educacionais que adotaram a educação infantil como o processo de educação mais importante para o ser humano.
No Brasil o atendimento às crianças de 0 a 06 anos em instituições especializadas tem origem com as mudanças sociais e econômicas causadas pelas revoluções industriais no mundo todo. Neste momento as mulheres deixaram seus lares por um período, onde eramcumpridoras de seus afazeres de criação dos filhos e os deveres domésticos, para entrarem no mercado de trabalho. Atrelado a este fato, sob pressão dos trabalhadores urbanos, que viam as creches como um direito para seus filhos, deu-se início ao atendimento da educação infantil.
Até 1920, as instituições tinham um caráter exclusivamente filantrópico e caracterizado por seu difícil acessooriundo do período colonial e imperialista da história do Brasil. A partir desta data, iniciou-se uma nova configuração, a defesa da democratização do ensino, a educação significava possibilidade de ascensão social e era defendida como direito de todas as crianças, consideradas como iguais.
Na década de 1930, o Estado assumiu o papel de buscar incentivo de órgãos privados, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • práticas pedagógicas na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil
  • “Prática pedagógica na educação infantil”
  • A prática pedagógica na educação infantil
  • Pratica Pedagogica na Educacao Infantil
  • Pratica pedagogica na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!