Prática pedagógica na educação infantil

Páginas: 11 (2518 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL




SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO....................................................................................... 03
2 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL........................ 04
3 - CONSIDERAÇÕESFINAIS................................................................... 10
REFERÊNCIAS........................................................................................... 11
APÊNDICE 1 – QUESTÃO INDIVIDUAL.................................................... 12

INTRODUÇÃO

Meu trabalho fala sobre a história da educação infantil, as instituições de educação infantil nasceram na França, no século XVIII, emresposta à situação de pobreza, abandono e maus-tratos de crianças pequenas, cujos pais trabalhavam em fábricas, fundições e minas, criadas pela Revolução Industrial. Todavia, os objetivos e formas de tratar as crianças dos extratos sociais mais pobres da sociedade não eram consensuais.
Setores da elite defendiam a idéia de que não seria bom para a sociedade como um todo, que se educasse ascrianças pobres, era proposta a educação da ocupação e da piedade.
A Constituição de 1988, pela primeira vez na história do Brasil, definiu como direito das crianças de zero a seis anos se idade e dever do Estado o atendimento à infância.
Envolve, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, asresponsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante de crianças pequenas.
Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica.
As novas funções da educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade
2 - PRÁTICA PEDAGÓGICANA EDUCAÇÃO INFANTIL

2-1 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As instituições de educação infantil nasceram na França, no século XVIII, em resposta à situação de pobreza, abandono e maus-tratos de crianças pequenas, cujos pais trabalhavam em fábricas, fundições e minas, criadas pela Revolução Industrial. Todavia, os objetivos e formas de tratar as crianças dos extratos sociais mais pobres dasociedade não eram consensuais.
Setores da elite defendiam a idéia de que não seria bom para a sociedade como um todo, que se educasse as crianças pobres, era proposta a educação da ocupação e da piedade.
Durante muito tempo, as instituições infantis, incluindo as brasileiras, organizavam seu espaço e sua rotina diária em função de idéias de assistência, de custódia e de higiene dacriança.
A década de 1980 passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções das instituições infantis para a sociedade moderna, que teve início com os movimentos populares dos anos 1970
A partir desse período, as instituições passaram a ser pensadas e reivindicadas como lugar de educação e cuidados coletivos das crianças de zero a seis anos.
A aberturapolítica permitiu o reconhecimento social desses direitos manifestados pelos movimentos populares e por grupos organizados da sociedade civil.
A Constituição de 1988 (art. 208, inciso IV), pela primeira vez na história do Brasil, definiu como direito das crianças de zero a seis anos se idade e dever do Estado o atendimento à infância.
Muitos fatos ocorreram de forma a influenciar essas mudanças:o desenvolvimento urbano, as reivindicações populares, o trabalho da mulher, a transformação das funções familiares, as idéias de infância e as condições socioculturais para o desenvolvimento das crianças.
Constituir-se em um equipamento só para pobres, principalmente no caso das instituições de educação infantil, financiadas ou mantidas pelo poder público, significou, em muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • práticas pedagógicas na educação infantil
  • “Prática pedagógica na educação infantil”
  • A prática pedagógica na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil
  • Pratica Pedagogica na Educacao Infantil
  • Pratica pedagogica na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!